Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas de 18 a 22 de setembro de 2023. A trama de Manoel Carlos está em sua 17ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 18/9
Cláudio, tenso, lembra das palavras de Gracinha. Celeste garante ao marido que tudo deve melhorar, pois Gracinha pode estar grávida. Helena insiste que não quer mais que Téo cuide de seus investimentos. Raquel fica aterrorizada com novos telefonemas de Marcos, que nada diz do outro lado da linha. Gracinha diz ao pai que tem certeza que está grávida. Cláudio recua e afirma que não pode transar com Edwiges. Sem entender nada, ela fica morta de vergonha, pede que ele vá embora e nunca mais volte.
Rafaela percebe Rodrigo flertando com Clara. Margareth elogia Rodrigo, mas Clara não dá bola para os delírios da mãe. Salete desenha o anjo, deixando Fernanda mais preocupada. Cláudio chega em casa chutando o que vê pela frente e expulsa Marta de seu quarto, batendo a porta na sua cara. Gracinha sorri satisfeita ao perceber que o namoro de Cláudio e Edwiges acabou. Cláudio chora jogado na cama, assim como Edwiges. Paulinha fica deslumbrada por dormir na casa de Marcinha. Raquel recebe flores de Marcos. Sem paciência, Cláudio entra no quarto de Gracinha exigindo saber se ela está mesmo esperando um filho seu.
Gracinha se irrita ao perceber que Cláudio está preocupado com Edwiges e confirma a gravidez, embora nem tenha feito o exame. Argemiro consola Edwiges, que chora, mas nada fala. Yvone aconselha Raquel a denunciar Marcos, mas ela diz que tem medo do escândalo.
Terça, 19/9
Gracinha avisa a Cláudio que vai tirar a criança. Cláudio se recusa a conversar com Marta. Sílvia marca um encontro com Caetano. Marina e Diogo voltam de viagem, ainda brigados. Inês fica furiosa quando Fernanda se recusa a emprestar-lhe mais dinheiro. Com medo que a mãe revele alguma coisa sobre Lucas, Fernanda acaba cedendo. Na escola, Raquel manda Paulinha para a secretaria, após a aluna ironizar sua relação com Fred. Helena obriga Paulinha a pedir desculpas a Raquel. Diogo volta para a casa da mãe. Edwiges é surpreendida com a presença de Cláudio em seu quarto.
Salete pergunta a Fernanda se é verdade o que a avó falou: a mãe não sabe quem é seu pai. Fernanda garante para a filha que seu pai viajou logo depois que ela nasceu e mostra uma foto dele. Cláudio insiste para Edwiges ouvir suas explicações. Edwiges fica paralisada quando Cláudio revela que Gracinha espera um filho seu.
Quarta, 20/9
Com lágrimas escorrendo pelo rosto, Cláudio pede desculpas e implora para que Edwiges não o deixe, pois é a mulher da sua vida. Edwiges termina o namoro de vez e o manda embora. Onofre e César cumprimentam Laura pela promoção. Rafael pede que Fernanda não leve mais Salete para o trabalho. Téo se emociona quando Salete lê para ele a carta que escreveu para o pai. Marta ouve Celeste e Gracinha comentando sobre a gravidez.
Marta acusa Gracinha de estar dando um golpe. Marta avisa a Orlando, Celeste e Gracinha que, se nascer, a criança não terá avós paternos. Fernanda conta a Téo que sua mãe andou lhe pedindo dinheiro novamente. Téo fica preocupado ao saber que Inês pode usar Lucas como chantagem. Gracinha garante aos pais que sua gravidez vai custar muito caro aos patrões. Rodrigo convida o grupo de teatro e os professores para um churrasco. Fred insiste em marcar um encontro com Raquel, mas ela teme estar sendo seguida por Marcos.
Quinta, 21/9
Padre Pedro encontra o endereço de Estela anotado, e Alzira confessa que pediu ajuda. Padre Pedro avisa que não vai aceitar, pois Estela tem segundas intenções com ele. César estremece quando Laura questiona há quanto tempo ele conhece Helena.
César dá uma desculpa e não fala a verdade. Gracinha entrega o exame de sangue a Marta, que constata que a moça está realmente grávida. Cláudio chega e recebe a notícia. Estela acorda ao som da campainha tocando e se depara com Padre Pedro na sua porta. No Nick Bar, Heloísa se incomoda com Sérgio emprestando o milésimo livro para Vidinha. Leandro exagera na bebida e começa a irritar Heloísa com piadinhas de mau gosto. Marta detona Cláudio por se deixar seduzir por Gracinha. Estela admite que comprou a chácara. Padre Pedro diz que teme que ela espere por uma recompensa que não virá, pois tem certeza de sua vocação.
“Não me impeça de amar o senhor, pois isso é impossível”, diz Estela, que garante não querer nada em troca da ajuda. Estela se prontifica a ser voluntária no trabalho social da igreja. Padre Pedro finalmente se convence. Os pais de Edwiges a aconselham a esquecer Cláudio, já que ele engravidou outra mulher. Raquel recebe mais uma ligação de Marcos, na qual ouve apenas a música que a atormenta. “Vai começar a tortura outra vez”, diz ela. Ao fim do show, Heloísa tenta convencer Sérgio que é hora de irem para casa. Leandro se intromete afirmando que a cunhada pode ir embora, pois nem foi convidada e não faz falta. Heloísa reage jogando um copo de whisky na cara dele.
Helena repreende a atitude de Heloísa. Diogo e Marina decidem, de forma civilizada, que o melhor é terminar o casamento. Enquanto Marina chora na sala, Diogo arruma suas coisas no quarto. Na despedida, o casal troca um último beijo.
Sexta, 22/9
Sérgio não dá razão a Heloísa na briga com Leandro. Diogo chega de mala e cuia em casa e recebe o carinho da mãe. Carente, Heloísa abraça Sérgio na cama, mas ele finge que está dormindo para não lhe dar atenção. Heloísa chora, rejeitada. Gracinha se predispõe a conversar com Edwiges, mas Cláudio adverte: “A última coisa que ela quer é olhar pra minha e pra sua cara”. Gracinha sorri de canto de boca, satisfeita. Estela assiste à missa do Padre Pedro.
Helena decide aparecer no churrasco para convidar César pessoalmente para o final de semana em Petrópolis. Téo e Fernanda levam as crianças à praia. Edwiges fica inquieta ao ver Cláudio chegando ao churrasco. Rodrigo recebe Helena, que troca olhares com César. Matilde aconselha César a contar seu passado com Helena para os filhos, pois eles não vão perdoá-lo se souberem de outra maneira. Salete fica perturbada ao ouvir a sirene da polícia e corre para o colo da mãe. Téo acalma Salete. Helena faz o convite a César e deixa o endereço de onde vai ficar em Petrópolis. Vidinha separa alguns slides para Sérgio, mas quem abre a porta é Heloísa, que resolve ter uma conversa com ela.
Heloísa é curta e grossa com Vidinha: “Não joga charme pro meu marido, senão você vai se arrepender de seu atrevimento”. Sérgio chega e agradece pelos slides. Heloísa toca fogo em todos eles quando o marido entra no banho.