Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas de 2 a 6 de outubro de 2023. A trama de Manoel Carlos está em sua 19ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 2/10
César e Helena se beijam. Heloísa diz a Hilda que não acredita que Sérgio esteja em jejum de sexo há tanto tempo e acha que ele está transando com uma mulher do trabalho. Clara e Margareth discutem. Ao ver Rafaela atravessando a rua, Margareth joga o carro em cima dela, quase atropelando-a. Clara recrimina a loucura da mãe e acode a namorada, levando-a pela mão para dentro da escola. Margareth fica morrendo de ódio. Clara não tolera mais uma provocação e mete a mão na cara de Paulinha. A confusão termina na secretaria, onde Rosinha suspende as duas, que ficam sem assistir às aulas do dia.
Helena e César curtem um passeio de barco e correm para casa quando uma chuva cai. O tempo vira também entre eles, que de repente começam a cutucar as feridas do passado. Na briga, Helena acusa César de ter traído todas as mulheres que passaram por sua vida. Irritado, César decide ir embora, mas Helena corre até o carro para suplicar que ele fique. Ele tenta resistir, mas os dois acabam se resolvendo na cama. Salete fica em transe ao ouvir a sirene da polícia e quase é atropelada. Inês detona que o problema de Salete se resolve com uma surra. Estela choca Padre Pedro ao dizer que já foi casada.
No MADA, Hilda ouve angustiada o relato de uma mulher que teve câncer de mama e não pôde evitar a mastectomia. Clara se recusa a ir à consulta marcada por Margareth com um psicanalista. César e Helena ainda não sabem como vão contar aos outros que estão juntos. Helena sugere que eles omitam o passado de todos, pois assim evitarão sofrimentos. César pega a estrada debaixo de chuva e o pneu do carro estoura no meio do caminho, quase causando um acidente. Laura ouve na extensão uma ligação de César para Dr. Moretti e saca que ele estava com Helena em Petrópolis.
César retorna para pedir socorro a Helena, que decide encurtar seu descanso e volta com ele ao Rio. Laura vê de longe quando eles chegam à clínica e trocam um beijo ainda dentro do carro. Hilda consulta seu ginecologista, que pede exames extras.
Terça, 3/10
Laura diz a César que sente saudades dos velhos tempos e os dois quase se beijam. Numa reuniãozinha na casa de Lorena, Diogo pergunta se Luciana confia realmente em César. Nesse instante, César liga e mente que passou o dia em Petrópolis olhando uma casa que estava interessado em comprar.
Inocente, Luciana deixa Helena tensa ao perguntar como foi o fim de semana em Petrópolis. Marina chega à casa de Lorena como uma nova mulher, surpreendendo a todos, inclusive Diogo, com seu comportamento maduro e independente. Ela anuncia que está fazendo um curso de fotografia e convida Expedito para um ensaio seu. Na despedida, Diogo rouba um beijo de Luciana e toma um tapa na cara. Luciana acha que pesou a mão, mas Diogo brinca: “Pancada de amor não dói”. Dóris e Marcos bebem em clima de paquera. Téo diz a Pérola que está considerando revelar a origem de Lucas para Helena. Ele teme que a mãe de Fernanda abra a boca.
Quarta, 4/10
Marcos convida Dóris para sua suíte. Paulinha volta a insistir para Marcinha deixá-la morar em sua casa até o fim do ano. César reluta, mas concorda desde que o pai da garota não veja problema nisso. Sem engolir a história do pai ter viajado para ver uma casa, Marcinha pergunta se ele está traindo Luciana. Gracinha diz a Cláudio que decidiu ter o filho, mas pretende sumir para bem longe. Fernanda flagra a mãe mexendo nas gavetas de Salete. Inês diz que Fernanda devia ter vendido e não dado Lucas para Téo. Fernanda levanta a mão para bater em Inês, que diz que vai cobrar cada centavo do que vale o neto.
Fernanda chora, desabafa seu sofrimento por não criar o filho e pede que a mãe prometa que não vai se meter nessa história. Inês não promete, mas diz que entendeu.
Quinta, 5/10
Paulinha pula de alegria por poder morar na casa de Marcinha, e garante que vai ajudá-la a separar Raquel e Fred. Após um beijo, Marcos presenteia Dóris com uma pulseira que pretendia dar a Raquel. Ele fica assustado ao ver, por um segundo, a mulher transmutada no corpo da garota. Estela tem a ideia de fazer um leilão com parte de sua grife para ajudar a obra social de Padre Pedro. Dóris e Marcos transam. Pela manhã, Carlão e Irene se preocupam ao notar que a filha dormiu na rua e ligam para Estela. Dóris chega em casa encontra todo mundo aflito com seu sumiço.
Heloísa reclama que Sérgio não está fazendo nada para salvar a relação e volta a falar de ter um filho. Sérgio detona que pode ter esse filho com outra mulher. Quando Carlão cobra explicações, Dóris se revolta e diz cobras e lagartos na cara dos avós: “Tá na hora de vocês irem direto para um asilo, que é lugar onde devem estar”. Carlão quase desce a mão na filha, obrigando-a a pedir desculpas. Hilda recebe os exames. Lorena leva Diogo e Vidinha para visitar a escola. Dóris sai do banho e dá de cara com Carlão, que ordena que ela vista-se e volte para o lugar onde passou a noite.
Sexta, 6/10
Antes de sair, Dóris lamenta que o pai nunca gostou dela, pois até tentou forçar a mãe a fazer um aborto quando soube de sua gravidez. Flora diz que está na hora de procurarem outro lugar para morar, mas Leopoldo teme o que pode acontecer a eles longe da família. Marina aproveita um ensaio de Expedito para fazer algumas fotos. Téo diz que Fernanda tem que obrigar a mãe a deixar a língua dentro da boca, pois ele mesmo é quem deve abrir o segredo para Helena. Oswaldo vê Paulinha fazendo as malas para ir viver na casa de Marcinha.
Paulinha diz duras palavras na cara do pai, que sofre com o desprezo da filha. Edwiges consola o porteiro. Helena almoça com as irmãs e conta com entusiasmo como foi cair nos braços de César. Rafael aconselha Téo a seguir sua vida, que está estagnada desde que deixou Helena. Marina começa a ver Expedito com outros olhos, admirando a beleza do rapaz. Lorena aparece de surpresa no estúdio e intui que a ex-cunhada está a fim de seu namorado. Heloísa se descontrola quando Hilda diz que teme ter um câncer, acusando-a de inventar um problema para sua vida perfeita. O médico olha os exames de Hilda e recomenda uma biópsia.
Luciana encontra César conversando com Helena por telefone e por pouco não descobre o que está rolando entre eles. Lorena diz a Vidinha que é capaz de quebrar o pescoço de Marina se ela tiver dando em cima de Expedito só para irritá-la. Oswaldo atravessa a rua sem olhar e acaba sendo atropelado. Paulinha testemunha o acidente ao lado de Marcinha.