Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas de 9 a 13 de outubro de 2023. A trama de Manoel Carlos está em sua 20ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 9/10
Marcinha e Cláudio acodem Oswaldo e o levam para a clínica, mesmo contra a vontade de Paulinha, que nem queria socorrer o pai. Exames apontam que Oswaldo não sofreu nenhuma fratura. Paulinha morre de vergonha do pai na cantina da clínica. Cláudio tenta falar com Edwiges, mas ela não facilita. Dóris volta para casa e Carlão ainda insiste em saber onde ela passou a última noite. Raquel desabafa com Helena, detalhando o inferno de seu casamento com Marcos. Helena e Raquel são surpreendidas pela presença de Marcos, que entra na sala para desmentir o que a mulher está dizendo. Raquel reafirma que é espancada por ele. Marcos admite as agressões, mas justifica que ela está traindo-o com Fred. Raquel se revolta e jura que não tem nada com o aluno.
Rosinha e Paulinha ouvem a discussão atrás da porta. Helena exige que Marcos vá embora, e o psicopata ameaça fazer um escândalo na imprensa para acabar com a reputação da escola: “Quero ver ficar um aluno aqui dentro”. Antes de sair, Marcos diz a Raquel que a guerra está só começando. Raquel fica fragilizada, em prantos. Helena diz que não acredita nas acusações de Marcos, mas ao mesmo tempo se preocupa com o que ele pode fazer contra o colégio.
Paulinha se aproxima de Marcos na cantina e afirma que Raquel e Fred têm realmente um caso, garantindo ter visto os dois aos beijos na biblioteca. Marcos fica mortificado. Na praia, Diogo diz a Luciana que tem pensado muito nela. “Desde quando? Depois que se separou da Marina? Agora é tarde”, dispara a médica. Heloísa se controla para não enterrar a cara de Vidinha na areia ao encontrá-la jogando vôlei com Sérgio. Sem cabeça para nada, Raquel não consegue concluir sua aula e Helena permite que ela vá para casa. Raquel diz que vai cuidar para que nada de ruim aconteça à escola. Helena chama Fred para uma conversa. Ele confessa que está gostando de Raquel, mas garante que nada aconteceu entre eles. Helena pede que Fred não se meta com Marcos.
Fred insiste que precisa proteger a professora. Helena sobe o tom e exige que o aluno se afaste de Raquel. Salete volta a se assustar com a sirene da polícia. Raquel perde a cabeça ao ver Marcos na rua, salta da bicicleta e avança para cima dele com fúria. O psicopata ameaça: “Eu vou te destruir. Você e aquele moleque com quem está indo pra cama”. Marcos reafirma suas ameaças e deixa claro que só recua se ela procurá-lo para conversar. Raquel chora sentada no meio-fio, destroçada. Carlão assegura na cara de Dóris que seus pais não saem de sua casa enquanto estiver vivo.
Cláudio aborda Edwiges passeando com os cachorros, abre o coração e pergunta se ela nunca vai perdoá-lo. Cláudio diz que nem sabe se Gracinha vai ter o bebê. Edwiges recrimina a ideia do aborto. “Se você permitir que a Gracinha tire um filho seu, aí mesmo que nunca vou te perdoar”, afirma ela, aconselhando-o a assumir sua responsabilidade.
Terça, 10/10
Marta determina a Gracinha que, se quiser circular por sua casa, precisa usar um uniforme de empregada. Heloísa diz que Sérgio ainda vai sentir falta de seu amor. Após refletir muito, Raquel liga para Marcos e marca um encontro no bar do hotel para tentar fazer um acordo. Yvone acha que não vai adiantar de nada. Dóris fica envergonhada ao ser flagrada por Marcos na joalheria querendo saber o valor da pulseira que ganhou dele. Marcos compra um colar único para presentear Raquel. Sérgio sai para jogar vôlei com Vidinha. Ao ver a cena, Heloísa exige que Lorena obrigue a filha a se afastar de seu marido.
“Ela não é uma menina, é uma mulher. Se for preciso, vou tratar desse assunto com ela em pé de igualdade”, avisa Heloísa. Laura encontra um envelope com fotos antigas de Helena e César juntos e faz cópias de tudo. Lorena tem uma conversa séria com Vidinha, temendo o que Heloísa possa fazer. Vidinha confessa que gosta de Sérgio. Lorena diz que precisará tomar uma atitude se a filha não se afastar do arquiteto.
Quarta, 11/10
Helena alerta Raquel para tomar cuidado com a amizade que tem com Fred, pois o garoto está apaixonado por ela. “Só quero que você fique atenta a isso, para que as insinuações que seu marido fez não tenham um fundo de verdade”, conclui Helena. Paulinha se recusa a ficar em casa para cuidar do pai, que ainda está adoentado por causa do atropelamento.
Helena e César combinam um encontro. Em uma conversa franca com Dóris, Carlão diz algo que ela não sabia: seus avós pagaram sua festa de aniversário de 18 anos. Ele explica ainda as razões de ter pedido para Irene fazer um aborto, pontuando que não tinha onde cair morto naquela época. Dóris insiste que o melhor é que os avós vivam em um asilo, mas Carlão retruca que isso está fora de cogitação. Téo tenta marcar um encontro com Helena para falar de “um assunto muito sério”, mas ela não dá certeza. Marcos avista Fred chegando com os pais ao Nick Bar. Fred fica nervoso, deixando um copo cair e se espatifar, quando vê Raquel entrando para encontrar o marido. Em um quarto de hotel, Helena e César olham as fotos antigas e relembram os velhos tempos juntos.
Heloísa choca Hilda ao dizer que é capaz até de matar por amor. Raquel faz uma proposta ao marido: não o denuncia desde que ele desapareça de sua vida. Marcos ri e ameaça explanar o suposto caso da esposa com Fred ali mesmo. “Vamos oficializar esse romance”, diz ele, querendo ir até a mesa dos pais do garoto.
Quinta, 12/10
Raquel suplica para Marcos não fazer o escândalo e concorda em subir para a suíte. Raquel rejeita um brinde e atira a taça na parede: “Eu tenho nojo de você”. Marcos não leva a atitude a sério e propõe que ela abandone tudo para viver com ele em outra cidade: “Você não tem escolha. É isso ou ver estampado nos jornais o caso de uma professora com um aluno”. Marcos tenta agarrá-la à força e toma um tapa na cara. Ele, então, pega a raquete e ameaça espancá-la.
Raquel assegura que vai chamar a polícia, quebra um vaso na cabeça dele e sai correndo pelo corredor do hotel. Marcos persegue Raquel pelas escadas, mas desiste a certa altura. Desesperada, Raquel encontra Fred, que abraça-a. Ela se apressa em deixar o hotel para não ser alcançada pelo marido. Sérgio continua rejeitando sexo com Heloísa. Raquel conclui que sua vida está perdida. Yvone abre a porta para Fred, que garante que ele mesmo vai tomar uma atitude para acabar com o sofrimento de Raquel. Ele se aproxima para beijá-la, mas o telefone toca. “Liguei apenas para dizer que não vou esperar muito tempo”, avisa Marcos.
Sexta, 13/10
Após a noite de amor, Helena diz a César que vai abrir o jogo sobre eles com Téo. Já César se prepara para enfrentar Luciana e os filhos. O médico confirma que o nódulo na mama de Hilda é um tumor maligno. Helena ampara a irmã. Rosinha trata Raquel com ironia, fazendo insinuações sobre seu envolvimento com Fred, e leva uma invertida. Helena e Téo combinam um almoço, certos de que chegou a hora da verdade.