Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres de Areia de 16 a 20 de outubro de 2023. A trama de Ivani Ribeiro está em sua 17ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 16/10
Floriano socorre Ruth e briga com os amigos. Tonho esquece que estava se passando por amigo de Donato e grita que ele não vai se casar com sua irmã: “A Glorinha não vai casar com o homem que matou meu pai!”. Marcos encontra Ruth/Raquel no bar de Alemão, que a aconselha a evitar cruzar o caminho dos pescadores. Preocupado, Marcos acompanha Ruth/Raquel até em casa. Isaura flagela Ruth, afirmando que Marcos está interessado apenas no bebê que Raquel estava esperando.
Donato coloca cachaça no leite de Tonho, que bebe tudo sem perceber e começa a ficar agressivo. Malu causa um incêndio na cozinha. Donato chama César e Marcos vai junto para tentar acalmar Tonho. Marcos reluta, mas acaba convencido a chamar uma ambulância. Ruth fica agoniada por não poder ajudar o amigo, já que agora é Raquel. Tonho se desespera ao ver o médico e os enfermeiros, que o levam para o sanatório. Glorinha e Alzira sofrem.
Terça, 17/10
Alzira descobre que havia pinga no leite e logo todos desconfiam de Donato. Floriano liga para avisar Marcos, mas acaba deixando recado com Virgílio. A audiência do divórcio de Marcos e Raquel é marcada. Manuela avança para cima de Ruth/Raquel, culpando-a pela internação de Tonho. César marca a data do casamento com Arlete.
Alemão e Tito visitam Tonho no sanatório. Meio catatônico, Tonho só chama por Ruthinha. Isaura conta a Donato que Glorinha guardou uma amostra do leite para mostrar aos médicos.
Quarta, 18/10
Malu esconde de Alaor que vai posar nua. Tonho aproveita um descuido do enfermeiro e foge do sanatório. Wanderlei planeja vender a fazenda, mas só colocará as mãos na escritura após o divórcio de Marcos e Raquel. Donato encontra o frasco com o leite e joga fora. Na rodoviária, Tonho consegue uma passagem de ônibus para voltar para casa, mas os enfermeiros e policiais o capturam antes do embarque.
Quinta, 19/10
Isaura pressiona Ruth, exigindo que ela confirme o divórcio quando tiver na frente do juiz. Alaor obriga Malu a pintar as paredes da cozinha. Tonho sofre enclausurado no quarto do sanatório. Glorinha dá pela falta do vidro com o resto do leite. Donato alega que não viu nada. Em conversa com Maria Helena, Virgílio tenta descobrir algo sobre o passado de Vera.
Marcos, nervoso na véspera da audiência do divórcio, enche a cara de bebida e recebe Ruth/Raquel com hostilidade na mansão. Ruth diz a Clarita que vai confirmar o divórcio. Marcos invade o quarto e beija Ruth/Raquel. Os dois fazem amor. Tônia reclama que as vendas na loja estão fracas e Manuela sugere que ela trabalhe como ajudante de cozinha no restaurante de Vitor.
Virgílio aborda Tônia na rua e a coloca à força em seu carro. Dr. Munhoz vê tudo e corre atrás. Numa estrada deserta, Virgílio tenta agarrar Tônia, que se debate. Dr. Munhoz chega com um revólver em punho e ordena: “Larga a Tônia, seu ordinário!”. Chega a hora da audiência do divórcio. Marcos confirma a separação. Ruth/Raquel declara ao juiz que não deseja o divórcio e deixa Marcos surpreso.
Sexta, 20/10
Ao chegar em casa, Marcos cobra uma explicação, chamando-a de aventureira e cretina. Enfurecido, Marcos dá uma safanão em Ruth/Raquel, que cai no sofá e jura que o acidente lhe fez mudar de comportamento. Vera diz a Breno que teme que Virgílio descubra seu passado.
Wanderlei fica fora de si quando César avisa que o acordo da fazenda está desfeito, já que Marcos e Raquel não se divorciaram. A data do ensaio nu de Malu é marcada. Marcos autoriza César a entrar com o processo de divórcio litigioso.
Ruth visita Tonho no sanatório e acaba esquecendo a echarpe. Andréa provoca Ruth/Raquel: “Caiçara nojenta fedendo a camarão”. Ruth/Raquel esbofeteia Andréa e responde à altura. No meio da discussão, Ruth/Raquel acaba saindo do personagem e Marcos estranha: “Peraí! Você nunca limpou camarão”.