Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres de Areia de 22 a 26 de janeiro de 2024. A trama de Ivani Ribeiro está em sua 31ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 22/1
Glorinha consola Alzira, que sofre por fingir para Tonho da Lua que é Ruth. Marcos e Ruth trocam anéis de noivado simbolicamente. “Eu juro que vou te amar pelo resto dos meus dias”, diz ele. Carola promete visitar Malu, que se sente sozinha na fazenda. Marcos aconselha Alaor a lutar por Malu, mas ele diz que já desistiu. Virgílio tenta animar Andrea, garantindo a ela que Marcos não casa com Ruth. Virgílio encontra Clarita e Alemão conversando a sós e troca farpas com o rival. Virgílio diz a Clarita: “Esse sujeito não vale nada. Eu tô preparando uma surpresa pra você”.
Virgílio sente dor nas costas e confessa a César que sofre de uma doença congênita nos rins: “É irreversível”. Malu sente um enjoo. Celina diz que a cunhada deve estar grávida e ela se emociona. Malu conta a novidade para Alaor, mas ele não dá a menor importância. Marcos e Ruth curtem a viagem a Campos do Jordão. Isaura, acreditando que Raquel viajou para o exterior, conta para Floriano que a filha está viva. O pescador pensa que a mulher ainda está com febre e só acredita quando ela mostra a chave da tapera onde a gêmea má estava escondida. Floriano fica revoltado por Isaura esconder a verdade e ainda ter ajudado Raquel em sua vingança.
Floriano tem certeza que Raquel não viajou e está preparando alguma coisa: “Se a Raquel aparecer aqui pra atrapalhar a vida da Ruth, eu não respondo por mim”. Donato promete queimar os barcos que Marcos comprou. Isaura compra querosene no bar de Alemão. Raquel entra na mansão e surpreende Virgílio, que acha que ela é Ruth. “Não troca meu nome. Eu sou a Raquel”, diz ela.
Terça, 23/1
Virgílio não acredita e manda Raquel parar com o teatro. A megera conta como sobreviveu e o ricaço perde a voz ao se dar conta que é ela mesmo. “Eu voltei pra reassumir o que é meu: o meu quarto, as minhas coisas e o meu marido”. Raquel desocupa os armários e manda a empregada sumir com as roupas de Ruth. Assustada ao ver a nora viva, Clarita pergunta por que ela voltou. “Por que eu não voltaria? Essa casa é minha”, responde a vilã, cheia de deboche.
Raquel exige que Marcos e Ruth sejam avisados para voltarem da lua de mel. Alaor acusa Malu de ter inventado a gravidez para chamar atenção. Os dois brigam. Donato ateia fogo nos barcos. Pescadores chegam ao cais e tentam apagar as chamas, em vão. Tito lembra que Isaura comprou querosene naquela tarde. Floriano pressiona Isaura sobre o incêndio. Isaura nega que que tenha queimado o barcos e os pescadores saem para ir à polícia. Tonho entra na cabana e se assusta ao ver Raquel.
Quarta, 24/1
Raquel admite que era ela quem assustava Tonho da Lua. Virgílio diz que proibirá Raquel de entrar na mansão. César trata de lembrá-lo que a mulher de Marcos ainda é Raquel. Tonho avança para cima de Raquel, que o escorraça para fora da cabana. Tonho convence os pescadores a irem até a cabana, mas eles encontram o local vazio e acham que o escultor está alucinando. Raquel visita a mãe, que se surpreende por ela não ter viajado. A malvada mente que pegará o avião mais tarde. Floriano chega e diz que já sabe que ela voltou para a mansão. Isaura fica atônita: “Raquel, tu me enganou?”.
Isaura dá dois tapas na cara de Raquel: “Tu não merece ser minha filha”. Raquel aparece cheia de deboche para os pescadores, que veem que Tonho estava falando a verdade. O clima fica tenso e Raquel escapa de ser linchada. Tonho rejeita Alzira ao ver que ela não é Ruth. César é avisado pelo detetive que Zé Luiz está embriagado em um bar, mas, chegando lá, não o encontra mais. Donato faz uma mala para fugir. Tonho avisa os amigos que viu o padrasto e eles o cercam na praia.
Quinta, 25/1
Donato foge de cerco dos pescadores e corre pela praia, mas acaba sem saída quando Tonho chega junto a polícia. Na delegacia, Rodrigo interroga o vilão sobre o incêndio dos barcos e mostra o galão de querosene que foi encontrado. Donato nega ter algo a ver com o crime, mas o delegado retruca que as impressões digitais dele estão no galão. O crápula é levado para a cela. Breno vasculha documentos da prefeitura e é flagrado por Virgílio, que está armado. Marcos liga para casa e Clarita pede para ele voltar para casa, mas não conta o motivo.
Ao sair na praça, Virgílio vê o espantalho correndo por todos os lados e, assustado, dá um tiro no boneco da barraquinha de Manoela. Carlota chega à fazenda e Malu tem um rompante de ciúmes, enquanto ela se lamuria pelo sumiço de Zé Luiz. Após ouvir uma bronca do marido, Malu cai na real e pede sinceras desculpas a amiga. Vera chama Breno para dizer que quer a separação, mas ele pede nova chance. Vitor não consegue pagar a duplicata e perde o restaurante para Virgílio. César recebe a notícia que Zé Luiz sofreu um acidente.
Sexta, 26/1
Tonho promete ir ao Rio para matar Raquel. César visita Zé Luiz no hospital e ele o manda embora. Rodrigo mostra a Donato a foto dele com o pai de Tonho em cima das pedras. Donato se anima ao saber que o crime está quase prescrevendo, porém o delegado garante que o levará a julgamento antes disso. Donato oferece dinheiro ao carcereiro para deixá-lo fugir. Marcos e Ruth chegam ao Rio de Janeiro. Ruth diz que está com um pressentimento que vai perder o marido. Marcos volta ao aeroporto para buscar as malas que esqueceu. Ruth chega à mansão e vê Raquel pela primeira vez após o acidente.
Emocionada, Ruth abraça a irmã. Raquel deixa claro que voltou para assumir seu lugar como mulher de Marcos. Marcos chega e encontra Raquel na sala e, pensando que é Ruth, a beija. Marcos se choca ao ver que é a megera. Ruth diz a Marcos que acabou o relacionamento deles e ele reluta. Clarita tenta acalmar Marcos, que se declara para Ruth e não aceita perdê-la. Marcos sai para encontrar o advogado e Raquel afirma que não pretende se separar. Tonho entra na mansão e pede pra falar com Raquel. Virgílio o recebe e apoia ele matar Raquel. Clarita tenta aconselhar Ruth a não desistir de casamento. Raquel diz a Ruth que o melhor é que ela volte logo para Pontal.