Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres de Areia de 28 de agosto a 1 de setembro de 2023. A trama de Ivani Ribeiro está em sua 10ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 28/8
Donato aceita que o delegado vasculhe a casa, mas exige que os pescadores caiam fora. Isaura chora sem parar e afirma que o roubo do dinheiro foi castigo por Floriano não querer comprar a casa. No baile, Tônia se arruma toda bonita para Joel, mas ele se interessa por Maria Helena. Tônia flagra os dois juntos e faz uma cena. Em outro canto da festa, Vera vê Zé Luiz e sai correndo. Zé Luiz alcança Vera e ameaça abrir o jogo para o marido dela. Em casa, Breno quer saber se Vera conhece Zé Luiz, mas ela nega.
Donato esconde o dinheiro nas pedras da praia. Floriano não se conforma com o roubo e enche a cara no bar. Alaor evita Malu, que fica irritada. Zé Luiz conta a Joel sobre o seu caso com Vera: ainda solteira, ela só saía com homens ricos e ele escondeu dela que era um simples estudante. Raquel consola a mãe e, depois, admite para Ruth que foi à Pontal para encontrar Vanderlei. Ruth critica a irmã por trair o marido. Raquel ironiza Ruth por ainda estar apaixonada por Marcos. Marcos decide ir buscar a mulher.
Terça, 29/8
Raquel usa um vestido de Ruth. Tonho pega emprestada uma faca de Alemão. Joel não quer mais saber de Tônia. Enquanto afia a faca, Tonho confessa a Alzira que pretende matar Raquel, pois assim Ruth poderá ser feliz com Marcos. Raquel encontra com Vanderlei na praça e volta a insistir para ele desistir de casar com outra. Marcos aparece e flagra os dois juntos. Raquel tira a aliança do dedo e finge que é Ruth. Marcos arrasta Raquel para dentro do carro e avisa que vai tirar a prova.
Chegando em casa, Raquel entrega discretamente a aliança para Isaura enquanto continua encenando que é a irmã. Isaura entende que a filha está encrencada. Marcos exige que a sogra vá buscar a outra gêmea. Isaura implora para Ruth colocar a aliança e um vestido para se passar por Raquel. Ruth se nega a colaborar com a safadeza da irmã.
Sampaio dá em cima de Arlete, que fica sem graça. Virgílio pega o final da conversa e censura o amigo. Zé Luiz aborda Vera e volta a ameaçá-la. Alzira tenta convencer Tonho a desistir de matar Raquel, mas ele não se importa de ir para cadeia. Marcos se cansa de esperar e invade o quarto de Ruth, que está terminando de se arrumar como Raquel. Marcos acredita que ela seja sua mulher e a beija. Raquel abre a porta silenciosamente e vê a cena com um sorrisinho no rosto.
Quarta, 30/8
Diante de Ruth, Marcos não tem dúvidas que ela é sua mulher. Raquel fica aliviada e comenta com Isaura como o marido é tonto de cair na farsa. Marcos segue conversando com Ruth e menciona o dinheiro que Virgílio deu a Raquel, mas não entra em detalhes. Isaura diz a Raquel que Ruth só aceitou a trapaça depois de vê-la chorando. Raquel retruca que a irmã ainda é apaixonada por Marcos. Alemão estraga os planos de Tonho, tirando a faca dele.
Marcos insiste em saber o que Ruth sente por ele, e ela, ainda se passando pela irmã, declara sinceramente que o ama mais que tudo. Os dois se beijam novamente. Ruth chora e diz a Raquel que o que aconteceu nunca mais voltará a se repetir. Raquel não leva a sério e diz que esperava ver Ruth feliz após ganhar um beijo de Marcos. Ruth mete um bofetão na cara da irmã, chamando-a de ordinária e prometendo acertar as contas com ela em breve.
Marujo cobra o prometido passeio de barco a Donato e o patrão marca a saída à noite, quando os dois farão um “servicinho”. Carola percebe que Alaor está interessado em Malu. Marcos ouve Ruth discutindo com Raquel, chamando-a de cínica. Tônia perde as estribeiras e expulsa Virgílio de sua loja. Tonho critica Ruth por fazer o jogo de Raquel, mas profetiza que Marcos será dela um dia. Virgílio combina a greve geral com os comerciantes.
Carola diz aos pais que está apaixonada, e Sampaio saca que se trata de Alaor. Virgílio comenta que o restaurante de Joel é o único que não está em crise. Malu tem a ideia de se aproximar de Joel para provocar o pai, simulando um afogamento no mar para ser salva pelo rapaz. Tônia chega no momento em que Joel está fazendo respiração boca a boca em Malu. Otavinho, amigo de Malu, fotografa tudo.
Quinta, 31/8
Isaura pergunta a Ruth se é verdade que ela ama Marcos. Ruth não tem coragem de admitir sua paixão nem mesmo para o pai. Donato explica a Marujo que eles vão furar o casco do barco de Chico Belo em alto-mar. Virgílio e Raquel trocam farpas mais uma vez, e ela pontua que na guerra entre eles todos os golpes são permitidos. Virgílio se descontrola e dá um tapa no copo de bebida da nora.
Depois de afundar o barco de Chico Belo, Donato despacha Marujo. Chico Belo denuncia o sumiço de seu barco e acusa Donato. Delegado Rodrigo interroga Donato. Os pescadores têm certeza que Donato contou com a ajuda de alguém para afundar o barco. Bêbado, Marujo quase confessa tudo, mas Donato chega a tempo de impedir. Donato afoga Marujo no mar para intimidá-lo.
Virgílio discute com Breno por causa das cercas na praia, que estão arruinando sua pousada. Clarita convida Joel para almoçar em sua casa. Malu pede que Joel lhe dê aulas de violão, irritando assim Virgílio. Vanderlei se nega a esclarecer para Tonho como o pai dele morreu. Floriano oferece um de seus barcos para Chico Belo trabalhar. Virgílio agarra Tônia na loja e ela atinge a testa do tarado com um objeto pesado, fazendo-o sangrar.
Sexta, 1/9
Clarita mostra os exames de Virgílio para Arlete. Tônia conta a Munhoz que foi assediada por Virgílio. Zé Luiz cuida do ferimento de Virgílio, que mente ter levado uma pedrada endereçada ao prefeito. Donato planeja comprar novos barcos e Tonho o acusa de ter roubado o dinheiro de Floriano. Furioso, Donato fica a ponto de bater em Tonho. Joel fica empolgado com o interesse de Malu por ele. Virgílio agarra Clarita à força, chamando-a de Tônia. César diz que Marcos está cego por Raquel. Tônia pira e quebra o violão de Joel para impedi-lo de dar aulas para Malu. Raquel pergunta a Vanderlei quanto ele quer para largar Andréa.