O Viva já escolheu qual novela ocupará o horário das 14h40 após o término de Corpo a Corpo (1984). Será Plumas e Paetês (1980), que até hoje não havia sido exibida pelo canal pago.
A trama, escrita por Cassiano Gabus Mendes e posteriormente continuada por Silvio de Abreu, foi reprisada pela última vez em 1983, no Vale a Pena Ver de Novo, e desde então estava arquivada pela Globo.
Além do horário principal, os capítulos também serão exibidos à 0h30, com reprises completas durante as maratonas semanais, que acontecem na madrugada de domingo para segunda, das 0h30 às 4h30. A estreia está programada para o dia 20 de janeiro, segundo o próprio Viva anunciou.
A história é centrada em Marcela (Elizabeth Savalla), uma jovem grávida que deixa sua cidade natal em busca de oportunidades em São Paulo. No caminho, ela pega carona com Osmar (Stepan Nercessian), que está indo apresentar sua noiva à família. Contudo, um trágico acidente acontece, e a mocinha é a única sobrevivente.
Para escapar de sua situação precária, Marcela decide fingir ser a noiva de Osmar, ganhando a confiança e o acolhimento de seus ricos pais, Bruna (Neuza Amaral) e Gustavo (José Lewgoy), que acreditam que o neto está a caminho.
Aos poucos, Edgar (Claudio Marzo), irmão de Osmar, se apaixona pela protagonista, embora já seja noivo de Cláudia (Angelina Muniz). E, para piorar, Renato (José Wilker), ex-namorado Marcela e verdadeiro pai da criança, reaparece em cena.
A trama ainda explora o universo da moda, com Rebeca (Eva Wilma), proprietária de uma fábrica de jeans, e as modelos Lídia (Sura Berditchevsky), Amanda (Maria Cláudia), Dorinha (Mila Moreira) e Veroca (Lúcia Alves), que buscam crescer na profissão.
Este núcleo, assim como a trama principal, foi reaproveitado em Ti Ti Ti (2010), remake que trouxe, entre outros nomes, Isis Valverde como Marcela, Caio Castro como Edgar e Christiane Torloni como Rebeca.
Curiosidades e bastidores
- Durante as gravações, o autor Cassiano Gabus Mendes sofreu um infarto e foi substituído por Silvio de Abreu a partir do capítulo 138, implementando mudanças que elevaram ainda mais a audiência.
- Na reprise de 1983, quase todos os 191 capítulos originais foram mantidos, algo raro para a época.
- Nos créditos de abertura, os nomes dos protagonistas — Elizabeth Savala, Maria Cláudia, José Wilker e Cláudio Marzo — eram alternados diariamente.
- Marcou o retorno de José Wilker às telinhas após quatro anos longe das novelas, desde Anjo Mau (1976), também de Cassiano Gabus Mendes, em que o ator teve desentendimentos com o diretor Régis Cardoso.