Ainda faltam quatro meses para Pantanal chegar ao fim, mas a Globo já vem preparando sua próxima atração das 21h. Em outubro, a novela Travessia entra no ar com a missão de manter a audiência em alta, feito conquistado pela história de Juma (Alanis Guillen) após o fracasso de Um Lugar ao Sol.
A trama é assinada por Gloria Perez, cujo último trabalho foi a bem-sucedida A Força do Querer (2017), a novela da Bibi Perigosa (Juliana Paes). Dessa vez, a autora, que é conhecida por injetar discussões sociais em suas obras, pretende abordar o impacto da tecnologia, das redes sociais e das fake news na vida das pessoas.
O título escolhido para a novela, contudo, está associado à trajetória da protagonista do enredo. Brisa (Lucy Alves) é uma maranhense que vê sua vida virar do avesso após ser abandonada pelo marido Ari (Chay Suede). Aparentemente honesto, o rapaz larga a mulher e o filho quando conhece Chiara (Jade Picon).

Ari foge para o Rio de Janeiro, o que obriga Brisa a ir no seu encalço. É nesse momento que a mocinha fica encalacrada de verdade, tornando-se vítima de graves fake news que indicam sua ligação a um crime. Por pouco, ela não acaba linchada por populares revoltados. Sua sorte é Oto (Romulo Estrela), que surge para defendê-la.
O bonitão é um hacker que vai ajudar Brisa a provar que é inocente. Os dois se apaixonam e, quando tudo parece perfeito, Ari reaparece para atrapalhar o romance. Além disso, a protagonista precisa suar para reaver a posse do filho, que ela deixou no Maranhão com a avó paterna.
Outros personagens
Em Travessia, Gloria Perez resgata um casal que fez sucesso em Salve Jorge (2012): Helô (Giovanna Antonelli) e Stênio (Alexandre Nero), que ressurgem separados novamente, mas ainda apaixonados. A delegada e o advogado estão diretamente envolvidos na trama sobre fake news. E sim, Creuza (Luci Pereira) também retorna.
Quem também deve movimentar a história é Alessandra Negrini, que volta a viver uma personagem de caráter duvidoso na telinha. A atriz assume um papel que seria de Mônica Martelli, que optou por deixar a novela para se dedicar a um projeto sobre a vida de Paulo Gustavo.
Na trama, Negrini é irmã de Vanessa Giácomo, que, por sua vez, namora Rodrigo Lombardi. O moço é sempre alvo de implicância da cunhada. Só que, algum tempo depois, a personagem de Giácomo recebe um convite para o casamento da irmã em Portugal e, para sua surpresa, o noivo é seu ex.

Gravações
O elenco da novela Travessia ainda não está fechado, mas isso deve acontecer até o final deste mês. Os roteiros dos 13 primeiros capítulos já foram entregues aos atores escalados, que logo se reunirão para a primeira leitura. O início das gravações está programado para o começo de julho, com externas em Portugal.
Essa é a primeira vez que uma equipe de dramaturgia da Globo viaja para fora do Brasil após a pandemia. O cronograma, estabelecido pelo diretor Mauro Mendonça Filho, está mantido mesmo com a recente alta no número de casos de Covid-19.
Gravações no Maranhão também estão entre as prioridades da produção. É que, assim como em Da Cor do Pecado (2004), o Estado é cenário dos primeiros capítulos da nova novela.
Quando estreia
A estreia de Travessia deve acontecer no dia 10 de outubro deste ano. A história se estenderá até abril de 2023, quando a Globo pretende lançar Terra Vermelha (título provisório), novela escrita por Walcyr Carrasco.
Discussão sobre este post