Em Alma Gêmea, Guto (Alexandre Barillari), tocado pelo perdão de Serena (Priscila Fantin), resolve se entregar à polícia e confessar toda a verdade sobre a morte de Luna (Liliana Castro). No entanto, antes que possa contar tudo na frente de Rafael (Eduardo Moscovis) e outras testemunhas, o sujeito acaba morto.
Quando ficam sabendo das intenções de Guto, Cristina (Flávia Alessandra) e Débora (Ana Lucia Torre) ficam em total desespero. As vilãs entram em pânico com a chance de serem expostas, mas a irmã de Agnes (Elizabeth Savalla), sempre astuta e disposta a proteger a filha e seus próprios interesses, rapidamente elabora um plano para calar o assassino de uma vez por todas.
Débora consegue um veneno e o mistura em uma garrafa de suco para ser entregue a Guto na prisão. Além disso, ela providencia um sanduíche extremamente apimentado, que é dado a ele pouco antes de seu depoimento. A intenção é que a picância faça com que o bandido beba o refresco.
Após consumir o suco envenenado, pensando de ter sido mandado por Xavier (Luciano Vianna), Guto começa a se sentir mal, mas supõe que seja apenas por nervosismo. No entanto, logo percebe que algo mais grave está acontecendo. “Meu coração está batendo mais forte”, diz ele, enquanto seu estado piora rapidamente.
No exato momento em que está prestes a revelar os segredos de Cristina e Débora, Guto desaba no chão e morre na delegacia, deixando todos os presentes em choque.
Resumo dos próximos capítulos
Quinta, 10/10
Débora mente para Ciro e Adelaide sobre a origem do incêndio. Felipe retruca que Rafael e Cristina estavam brigando. Débora alega que o casal fez as pazes no ateliê: “Caíram nos braços um do outro, esbarraram no castiçal com as velas, que caiu no chão e o fogo começou”.
O médico informa a Eduardo que Rafael foi atingido pelo fogo na garganta e nos olhos: “Não sei se ele voltará a enxergar”. Débora se aproveita do fato de Rafael estar no hospital e demite Eurico e Zulmira. Ivan tira o galão de gasolina do ateliê para que ninguém descubra. Cristina explica para Ivan que vai cuidar dos negócios de Rafael enquanto ele estiver debilitado e fará de tudo para prejudicar o marido.
Ofélia se recusa a sair de casa, para espanto de Divina. Osvaldo conta que Yolanda disse que um mendigo procurou por uma velha na sorveteria e desconfia que seja a sogra. Serena pede a ajuda de José Aristides para salvar Rafael. No hospital, Olívia cobra que Raul pague as dívidas dela, conforme Rafael ordenou: “Seria um golpe muito baixo se você se aproveitasse dessa tragédia para me prejudicar”. O canalha assegura que pagará as dívidas.
José Aristides orienta Serena, Hélio e Roberval a pegar os elementos que precisa na mata, especialmente argila para baixar a febre de Rafael. Roberval questiona como será possível tratar do botânico dentro do hospital. Cristina e Débora veem Rafael pela primeira vez, ferido.
Hélio pede ajuda a Adelaide e Felipe para deixarem José Aristides cuidar de Rafael. Felipe convence Eduardo a deixar José Aristides tratar de Rafael. José Aristides e Serena conseguem entrar escondido no hospital. José Aristides coloca argila nos ferimentos de Rafael para que sua febre passe. Eduardo impede Cristina de entrar no quarto. Ele também explica que Cristina terá que depor sobre a causa do incêndio, deixando-a nervosa.
Ivan conta a Cristina que viu Serena no hospital. Serena implora para Eduardo deixá-la ficar com Rafael. Decidida a expulsar Serena, Cristina entra no quarto de Rafael e não reconhece a rival, que está vestida de enfermeira. Cristina revela à mãe que usou gasolina para colocar fogo no ateliê. Ivan descobre que Zulmira e Eurico foram demitidos.
Raul diz ao advogado que agora, com Rafael doente, poderá acabar com Olívia. Ivan enfrenta Débora, ameaçando abrir a boca se a irmã tiver que sair da casa. Débora se vê obrigada a permitir que Zulmira e Eurico continuem no emprego: “Mas não pensem que estou satisfeita. Vocês vão dançar miudinho na minha mão”.
A polícia chega para ouvir Cristina. O delegado questiona como o incêndio começou e qual a participação da vilã na tragédia. Rafael abre os olhos diante de Serena.