A história de amor de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) chega ao ápice no último capítulo de Alma Gêmea. Para salvar a amada, o botânico se coloca na frente de um tiro disparado por Cristina (Flávia Alessandra) e é baleado no peito.
Diante da tragédia, Serena arrasta Rafael para fora da mansão. “Eu não quero ir embora! Eu não posso! Eu não quero ficar longe de você! Eu te amo!”, fala ele, agonizando no chão.
“Pode ir em paz, meu amor!”, diz Serena. É nesse momento que ela sente uma dor no peito, tendo enfim a revelação sobre sua missão na Terra.
A reencarnação de Luna (Liliana Castro) percebe que o sopro em seu coração era na verdade um sinal de que sua existência estava ligada à do marido.
“Eu entendi, Rafael… O sopro no coração existe porque meu coração não suporta te perder! Era esse o mistério… Agora eu sei qual é a minha missão! Eu voltei para te esperar e ir com você, meu amor! Juntos para sempre! Eu te amo!”
Os dois trocam um último beijo, ao mesmo tempo em que a mocinha tem um ataque cardíaco. O casal morre abraçado, selando seu amor eterno. Em uma cena tocante, eles aparecem em espírito, revelando suas vidas passadas e confirmando que estão unidos para além do mundo físico.
Enquanto isso, Cristina, consumida pela obsessão e pela culpa de ter matado Rafael, encara seu castigo final. Fugindo pelas escadas da mansão em chamas, ela se depara com o demônio com quem havia feito um pacto para conquistar Rafael e as riquezas da família.
O espírito maligno aparece em um espelho e a arrasta para dentro dele. O espelho se estilhaça em milhares de pedaços enquanto a vilã dá um último grito de desespero.