Em Alma Gêmea, Cristina (Flávia Alessandra) consegue uma ordem judicial para resgatar Rafael (Eduardo Moscovis) no sítio de Crispim (Emílio Orciollo Netto), já que sua primeira tentativa acabou de forma humilhante, com ela sendo jogada na lama do chiqueiro por Mirna (Fernanda Souza).
Convencida de que agora terá o controle da situação, a malvada retorna ao sítio, preparada para levar o marido de volta à mansão, com a ajuda da polícia e até um advogado. No entanto, o que ela não espera é encontrar o botânico já recuperado e em pé, pronto para enfrentá-la
Assim que vê Cristina, Rafael deixa claro que lembra de tudo o que ela fez enquanto ele estava doente. Com raiva, ele rasga a ordem judicial e avisa que só voltará após a esposa e Débora (Ana Lucia Torre) saírem de lá de vez.
Mesmo com dificuldade para falar, Rafael promete que fará de tudo para que Cristina pague por seus crimes, inclusive pela morte de Luna (Liliana Castro). Sua postura confiante e determinada pega a todos de surpresa, deixando a vilã sem palavras.
Rafael então despeja toda sua ira, contando como, mesmo paralisado, ele viu e ouviu as traições de Cristina com Ivan (Thiago Luciano) e a maneira cruel como foi tratado.
Cristina tenta se justificar, alegando que tudo foi por amor. Débora, percebendo que a situação está insustentável, sugere que elas partam. “Quero que saiam da minha casa ainda hoje”, decreta Rafael. “Ainda hoje aquela casa ficará livre para você”, garante a sogra.
Durante a volta para a cidade, Cristina repreende a mãe por ter cedido tão facilmente, mas a jararaca é realista e alerta: “Se não deixarmos a casa, Rafael pode abrir um processo te acusando pela morte da Luna. Ele pode te acusar por adultério e sabe-se lá por que mais”.
“Agora temos que juntar os pedaços e conseguir o principal”, continua Débora, sem revelar o que está planejando.
As duas fazem as malas e deixam a casa. Rafael, enfim, volta à mansão, mas não sem antes agradecer a todos no sítio que cuidaram dele. Não demora para que o botânico expresse seu desejo de seguir a vida ao lado de Serena (Priscila Fantin). Mesmo com o divórcio de Cristina ainda pendente, o protagonista não perde tempo e propõe casamento à amada, disposto a recomeçar e encontrar a felicidade.