Em Alma Gêmea, a verdade vem à tona em plena noite de Natal. Serena (Priscila Fantin), cansada de ser passiva, revela que Cristina (Flávia Alessandra) nunca esteve grávida, chocando Rafael (Eduardo Moscovis) e expondo toda a mentira sustentada para forçar o casamento.
“Eu vou te desmascarar, Cristina! Agora!”, dispara a mocinha, após chegar à casa de Adelaide (Walderez de Barros) para a ceia de Natal e ser desrespeitada pela vilã. “Eu sei muito bem que falsificou o exame de gravidez só para obrigar o Rafael a se casar com você! Mentiu o tempo todo!”, detona Serena.
Rafael, atordoado, questiona Serena, que explica que tentou várias vezes contar a verdade, mas preferiu não agir pelas costas. “A Cristina nunca esteve grávida!”, afirma a mestiça diante de todo mundo.
Cristina não discute e, tentando manter a pose, sai indignada, seguida pela mãe mãe, Débora (Ana Lúcia Torre). “Minha filha foi muito ofendida”, diz a bruxa. Fora dali, Rafael exige que Cristina conte a verdade, mas ela insinua que Serena está mentindo. Entretanto, confiante em sua alma gêmea, botânico afirma que ela nunca usou de mentiras para conseguir nada.
Mais tarde, Dalila (Fernanda Machado) confessa a Rafael que foi ela quem fez o exame no lugar de Cristina, confirmando a farsa. O protagonista descobre os detalhes da trama feita para enganá-lo e, em seguida, pede desculpas a Eduardo (Ângelo Antônio) por ter duvidado dele.
A essa altura, os amigos terão brigado após Cristina preparar uma cena para o marido crer que o médico tentou assediá-la. O objetivo é que Rafael perca a confiança em Eduardo, que sabe da tramoia da malvada com a falsa gravidez.
Com a verdade esclarecida, Rafael enfrenta Cristina e diz que já descobriu tudo, exigindo que ela vá embora. No entanto, a víbora, obstinada, se recusa a sair da mansão: “Eu me casei com você. Não sou como um cão sarnento que pode expulsar aos pontapés”. O ricaço rebate que ela o enganou: “Inventou uma gravidez que não existia. Você não merece essa casa, não merece um vintém!”.
Cristina retruca que não é isso que a lei diz, enquanto o marido lembra que o casamento não foi consumado. Ela cita a noite em que o dopou para dormir na cama com ele. “Acordei ao seu lado, por isso pensei que estava grávida”, diz a mentirosa. Rafael responde que a única coisa que se recorda é que bebeu e teve um delírio, pensando estar na companhia de Serena.
“Não importa. O que vale é que aceitou publicamente que eu poderia estar grávida. Isso é o que vale para qualquer juiz”, afirma a megera. O protagonista, então, propõe um acerto: “Se é dinheiro que você quer, faremos um acordo para que você tenha uma vida confortável”.
Cristina não aceita e ainda desafia Rafael a expulsá-la à força. Ele garante que a mulher nunca lhe tomará a casa, onde viveu com Luna (Liliana Castro) e pretende ser feliz com Serena, o que deixa a vilã furiosa e ainda mais decidida a não ir embora.