A atriz Andrea Beltrão foi a convidada do Roda Viva, na TV Cultura, exibido nesta segunda (24), e falou abertamente sobre momentos marcantes da carreira, o ofício de atuar em novelas e o impacto de seus trabalhos mais recentes. Entre os temas, destacou-se a experiência intensa durante as gravações de Um Lugar ao Sol (2021), trama de Lícia Manzo exibida na faixa das 21h da Globo.

Interpretando Rebeca, uma ex-modelo de 50 anos que enfrenta crises no casamento e se envolve com um homem mais jovem, Andrea lembrou da cena que gerou repercussão pela abordagem direta da sexualidade feminina: uma sequência de masturbação da personagem — veja a cena completa no final do texto.
“Em um estúdio, cercada de homens… Foi maravilhoso! Era um diretor homem, André Câmara, que eu adoro. Ele me dirigia, e eu olhava para o lado e só tinha homens em profusão. Eu falei: ‘Bora! Vamos lá, vou mostrar para vocês!’”
Andrea Beltrão
Beltrão valorizou o texto da autora e a complexidade de Rebeca: “Foi ótimo. Eu amei fazer essa novela. Essa personagem foi maravilhosa. Lícia Manzo me deu essa Rebeca, e eu fazia com muito gosto. As falas que ela escrevia para mim, eu tinha um prazer em falar aquilo tudo e fazer aquelas coisas todas”.
Ainda sobre a repercussão da cena, a atriz disse não ter percebido comentários diretos, já que o país ainda vivia em reclusão por conta da pandemia da Covid-19.
“Quando você grava uma novela, você é abduzida do mundo. E tinha a pandemia. A gente gravava com acrílico, toda a equipe vestida de astronauta, com máscara… Um horror, um momento horrível! Depois foi arrefecendo, fomos fazendo testes todos os dias”, recordou.




