José Luiz Datena e Band estão encerrando uma parceria de mais de duas décadas. Nesta quinta (28), o jornalista e a emissora decidiram, de forma amigável, não renovar o contrato que termina no próximo sábado (30).
A saída ocorre após descontentamentos de ambos os lados. Em outubro, a Band já havia comunicado que Datena não voltaria a comandar o Brasil Urgente e que novos projetos no entretenimento estavam sendo planejados para 2025. Porém, o apresentador não tem pretensão de deixar o jornalismo, rejeitando migrar para programas de outra natureza.
Boatos indicavam que Datena teria sido sondado por outras emissoras, como a RedeTV!, o que ele negou. No entanto, segundo o site TV Pop, o jornalista está em negociações com o SBT para tocar o Tá na Hora.
O desgaste entre Datena e a Band deu-se após o afastamento dele para concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo.
Além de ter recebido apenas 1,84% dos votos, a campanha ficou marcada por polêmicas, principalmente após o debate da TV Cultura, em setembro, quando o candidato jogou uma cadeira contra Pablo Marçal. O episódio viralizou, rendeu memes e se tornou assunto por dias.
Antes disso, Datena já tinha acertado um novo contrato de dois anos com o canal dos Saad, mas esse acordo será cancelado. Assim, encerra-se um ciclo iniciado em 2003.
Nesses 20 anos, o apresentador passou brevemente pela Record em 2011, mas logo voltou a Band. Na casa, além do Brasil Urgente, ele esteve à frente dos programas No Coração do Brasil, Quem Fica em Pé? e Agora é Domingo.
A carreira de Datena começou nas rádios de Ribeirão Preto, sua cidade natal, onde se destacou como repórter esportivo. Durante os anos 1980, conseguiu uma vaga na Globo e, em seguida, na Band, onde ganhou visibilidade. Foi na Record, no comando do Cidade Alerta (1998-2002), que ele solidificou sua marca como apresentador de jornalismo policial.
Em 2003, Datena retornou à Band e assumiu o Brasil Urgente, um dos programas que definiram sua trajetória e popularizou ainda mais sua imagem.
Veja também | Tatá Werneck coloca Rafael Vitti na máquina da verdade e questiona: ‘Você já me traiu?’