Em Renascer, Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva) estão prestes a enfrentar uma das maiores provações de suas vidas. Após uma breve tentativa de reconciliação, eles se deparam com uma tragédia inimaginável: a perda da filha recém-nascida logo após o parto. A cruel peça do destino despedaça a esperança de um futuro a dois para o jovem casal.
João Pedro vem tentando de todas as maneiras reconquistar a confiança e o amor de Sandra. Tudo caminha para uma reconciliação, especialmente após a jovem aceitar acompanhar o marido em uma viagem a Ilhéus. No entanto, a sombra de Mariana (Theresa Fonseca) ainda continua a pairar sobre eles.
Além disso, João Pedro precisa enfrentar as provocações do coronel Egídio (Vladimir Brichta), que, aliado a Mariana, tenta separá-lo de Sandra.
Nos próximos capítulos, a situação culmina em uma briga violenta na venda de Norberto (Matheus Nachtergaele). O agricultor não tolera as piadinhas do sogro e parte para cima dele com toda a fúria.
Ao ver a cena, Sandra se desespera, mas o filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) não para de esmurrar o coronel enquanto sua raiva não passa. Ele, aliás, custa a perceber a situação delicada da mulher, que sofre um grave descolamento de placenta e precisa de socorro.
Ainda no sétimo mês de gestação, a grávida entra em trabalho de parto prematuro. A médica, ao detectar que os batimentos cardíacos da bebê estão enfraquecendo, realiza uma cesariana de emergência.
No entanto, todos os esforços são em vão. A menininha não sobrevive, e João Pedro fica completamente devastado. A dor da perda se mistura à culpa, corroendo-o por dentro. Ele se martiriza por não ter agido a tempo para salvar sua filha.
“Eu não tinha nada que ter deixado ela naquele estado! Não tinha nada que ter me pegado com aquele filho d’uma ‘misera’ do pai dela!”
João Pedro
Em meio ao luto, Maria Santa (Duda Santos) surge para acalmar o coração do caçula. Ela aparece para ele para primeira vez em um sonho e diz que veio buscar a netinha. João Pedro é confortado pela promessa de que o amor que a filha plantou em seu coração nunca desaparecerá. “Cuide dele… E cuide de plantar esse amor no peito de Sandra também”, pede o espírito da “mainha”.
No entanto, Sandra se vê incapaz de continuar ao lado do protagonista. “Nosso casamento acabou, João!”, dispara ela, dias após a morte da filha. “Que conversa é essa? Você quer se ver livre de mim?”, questiona ele. “Eu estou querendo dizer que você está livre”, afirma a personagem de Giullia Buscacio.
Veja também | Maria Santa aparece para João Pedro pela primeira vez e revela missão