O último capítulo de Alma Gêmea marcou o público ao trazer um final surpreendente e fora do comum: os protagonistas Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) morrem juntos, selando seu amor eterno, enquanto a vilã Cristina (Flávia Alessandra) também encontra seu destino trágico.
Apesar de o desfecho impactante ter emocionado os telespectadores em 2005, outros finais foram cogitados. Todos, porém, não passaram de uma tentativa do autor Walcyr Carrasco para evitar que a ideia original vazasse antes de ir ao ar.
Em uma dessas versões alternativas, Rafael morreria ao salvar Serena do tiro de Cristina. A mocinha sobreviveria com a ajuda de Terê (Davi Lucas) e assumiria o legado do amado, dedicando sua vida ao cultivo de rosas, como ele sempre sonhou.
Em outra opção, mais próxima do desenlace que foi ao ar, Serena se sacrificaria mais uma vez, assim como fez em sua vida como Luna (Liliana Castro). Cristina, em seu desespero, tentaria acabar com Rafael, mas a indígena se colocaria na frente dele, recebendo o tiro fatal. O botânico teria uma vida longa, reencontrando a esposa apenas após sua morte na velhice, no ciclo inevitável da reencarnação.
Flávia Alessandra revelou em uma entrevista ao jornal Zero Hora que havia três possíveis finais para a novela. Em uma das versões, Rafael e Serena terminariam vivos e felizes, algo mais de acordo com as expectativas do público.
Carrasco explicou que sua intenção era surpreender a audiência, mantendo o mistério até o último instante. Para isso, escreveu vários desfechos e entregou o derradeiro capítulo incompleto até mesmo ao elenco.
“O final eu decido na última semana”, escreveu o autor no roteiro, no qual fez questão de agradecer o empenho dos atores ao longo da novela.
Um dos atores, que preferiu não se identificar, afirmou na época que estava cético quanto ao destino trágico dos mocinhos.
“Isso tudo está muito estranho. Os capítulos de Walcyr sempre foram muito bem escritos e me surpreendi ao ler o que chegou. O final dos vilões está sem pé nem cabeça e não acredito que ele vá matar o casal”, disse.
Apesar das especulações, as pistas do desfecho já estavam sendo semeadas na trama. Nas semanas finais, Serena fazia menções frequentes à sua missão na Terra, ainda sem revelar exatamente o que seria.
No último episódio, a revelação vem de forma emocionante. Após Rafael morrer ao protegê-la, Serena sofre um infarto fulminante, unindo-se a ele para sempre. Sua missão, afinal, era reencontrá-lo nesta vida para partirem juntos rumo à eternidade, em um ciclo de amor que transcende o tempo.
Veja a cena | Rafael e Serena ficam juntos na eternidade e Cristina é arrastada para o inferno