Antes dada como morta, Raquel (Glória Pires) já deu as caras em Mulheres de Areia. Porém, ela ainda passa algum tempo nas sombras, sem revelar para todo mundo que está viva. A megera está com sede de vingança, e tem inclusive uma lista de inimigos como alvos. Embora jure para Isaura (Laura Cardoso) que poupará Ruth (Gloria Pires) de sua desforra, a gêmea malvada quer ver a boazinha chorando lágrimas de sangue por ter usurpado a sua identidade.
Com os documentos da irmã, Raquel aluga um humilde apartamento no Rio de Janeiro, ficando mais perto da mansão dos Assunção. De lá, ela começa a atormentar Ruth com ligações telefônicas, disfarçando a voz e perguntando por Marcos (Guilherme Fontes). O joguinho psicológico deixa a mocinha apenas irritada e impaciente. A víbora, contudo, segue aprontando e, aproveitando as ausências de Ruth, entra na mansão para pegar suas joias e um revólver.
A arma, que pertence a Marcos, é usada por Raquel para atirar contra Wanderlei (Paulo Betti), que aparece misteriosamente morto em seu quarto na pousada. A polícia encontra o revólver na praia e o executivo fica em maus lençóis. A essa altura, vale pontuar, o personagem de Guilherme Fontes já sabe sobre a troca de identidades e vive um mar de rosas com Ruth. Isso só faz aumentar o ódio da vilã, que tenta jogar o ex-marido na prisão para destruir o romance.
É então que Ruth, em um desesperado ato de amor, procura o delegado para confessar o crime, livrando a pele do amado. Ela não fica na cadeia, mas vai à julgamento. Sob um disfarce, Raquel faz questão de assistir o espetáculo no tribunal, que vira palco de grandes descobertas.
A protagonista não aguenta a pressão e explode na frente de todos, revelando seu verdadeiro nome. Vem à tona ainda que Wanderlei não morreu por causa do tiro, mas sim por um golpe na nuca dado por Vilma (Denise Milfont), que tinha um caso com ele. Ou seja, quando Raquel disparou, ele não estava dormindo, mas já mortinho da silva.
Com esse desfecho, Ruth é inocentada e curte dias de felicidade em uma viagem ao lado de Marcos. É nesse momento que Raquel volta de malas prontas para a mansão de Virgílio (Raul Cortez), deixando todo mundo de queixo no chão ao vê-la viva.
Quando retornam da “lua de mel”, Ruth e Marcos precisam lidar com a novidade. Raquel avisa que está ali para retomar seu lugar como esposa, obrigando a irmã a tirar seu time de campo e voltar para a casa dos pais em Pontal. Nesse momento, até Isaura se volta contra a filha predileta, com direito a tapa na cara. Já Marcos se nega a aceitar a situação e não descansa enquanto não se livra da megera, mesmo que seja preciso abrir mão de todo o seu patrimônio.
VEJA A CENA | Marcos descobre que Ruth não é Raquel