Catarina (Lilia Cabral) passou por uma verdadeira transformação no decorrer de A Favorita. Dona-de-casa sem nenhuma vaidade e totalmente submissa ao marido machista Leonardo (Jackson Antunes), ela chegou até a apanhar do valentão, de quem sempre ouviu muitas grosseiras e insultos.
No entanto, a vida da filha de Copola (Tarcísio Meira) mudou com a descoberta de uma nova amiga: Stela (Paula Burlamaqui), uma forasteira que chegou a Triunfo, logo fez amizade com ela. A loira abriu um restaurante e contratou Catarina para trabalhar em seu comércio.
A amizade e o novo emprego levaram a dona-de-casa a se redescobrir como mulher e a criar mais autonomia e autoestima. Ela chegou a botar Léo para fora de casa e agora está noiva de Vanderlei (Alexandre Nero), que sempre foi apaixonada pela vizinha. No entanto, Stela revelou-se lésbica e demonstra, cada vez mais, que está sinceramente apaixonada por Catarina.
Profundamente decepcionada com o novo romance entre a amada e Vanderlei, Stela decide sair da cidade. Catarina, então, fica sabendo que a amiga deixou Triunfo por ciúmes, e começa a ficar dividida. No último capítulo, a ex-mulher de Léo rompe com Vanderlei, afirmando que gosta dele, mas precisa, antes de um novo casamento, fazer um processo mais profundo de autodescoberta.
Nos momentos finais, Catarina se despede da família e realiza o sonho de viajar para a Argentina, na companhia de Stela, completamente feliz com a decisão da morena.
Discussão sobre este post