Nos bastidores da Globo, a sensação é agridoce em relação à Vale Tudo. Com a novela na reta final, já é possível analisar seu desempenho: a comparação constante com o clássico de 1988 pesou contra a nova versão, que enfrentou dificuldades para engrenar na audiência.

A leitura dos números deixa claro um detalhe curioso — o público está longe de ser homogêneo. Aalgumas regiões — especialmente no Norte e Nordeste — abraçaram a saga de Maria de Fátima (Bella Campos) com entusiasmo; outras, contudo, deixaram a desejar, ficando bem abaixo das expectativas.
De acordo com dados do Kantar Ibope, Belém (PA) lidera com folga entre as praças mais fiéis à produção, acumulando média de 34 pontos desde a estreia em março. Recife (PE) vem logo em seguida, com 31, e o Rio de Janeiro (RJ) completa o pódio, com 30.
O problema é que o sucesso não se espalhou pelo Sudeste inteiro. Vitória (ES) aparece na lanterna, registrando apenas 19 pontos. Campinas (SP), única cidade fora do eixo das capitais a integrar o PNT (Painel Nacional de Televisão), também ficou mal posicionada, com 21. Já Belo Horizonte (MG) surge empatada com Goiânia (GO) na faixa dos 22 pontos.
Ainda assim, a conta fecha no azul: o remake bateu a antecessora Mania de Você e conseguiu elevar a faixa das nove em cerca de 12%. Ou seja, entregará para Três Graças um terreno mais fértil do que recebeu.

No consolidado nacional, Vale Tudo soma 24 pontos de média até agora. O desempenho foi considerado tímido no início, mas ganhou tração no segundo semestre.
A emissora aposta em um impulso ainda maior nas últimas semanas. Isso porque a morte de Odete Roitman (Debora Bloch), prevista para 6 de outubro, promete incendiar as discussões e manter em segredo até o final a identidade do assassino. O último capítulo vai ao ar em 17 de outubro. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.







