A Globo já alinhou as peças do tabuleiro e definiu uma sequência de novelas para o horário das 21h até o final de 2026.
O xadrez começa com Mania de Você, que substitui Renascer a partir do próximo dia 9 de setembro.
A novela marca a volta de João Emanuel Carneiro à faixa após um hiato de seis anos — seu último trabalho ali foi Segundo Sol (2018). Nesse meio tempo, o autor criou Todas as Flores (2022), um sucesso no Globoplay.
Em sua nova trama, Carneiro promete capturar a atenção do público com um enredo intenso sobre rivalidades e vingança. O elenco inclui Adriana Esteves, Rodrigo Lombardi, Mariana Ximenes, Chay Suede, Agatha Moreira, Nicolas Prattes e Gabz, sob a direção artística de Carlos Araújo.
Em 31 de março de 2025, em meio às comemorações dos 60 anos da Globo, estreia Vale Tudo. Trata-se do remake da icônica obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que impactou o país há 36 anos. O texto está a cargo de Manuela Dias, que faz seu retorno ao horário das 21h após a elogiada Amor de Mãe (2019).
O diretor Paulo Silvestrini já começou a disparar convites para compor o elenco da adaptação. Taís Araújo, por exemplo, foi chamada para viver a batalhadora Raquel, personagem que coube a Regina Duarte em 1988. Humberto Carrão, Débora Falabella, Carolina Dieckmann, Cauã Reymond e Fernanda Torres são outros nomes dados como certos pela imprensa.
Para a missão de substituir Vale Tudo, a direção de dramaturgia da Globo convocou Glória Perez. Ela vem de uma experiência ruim na faixa, após a irregular Travessia (2022), que espantou o público herdado da bem-sucedida Pantanal (2022). Curiosamente, a autora volta com um novo trabalho na esteira de outro remake. Estreia prevista para outubro de 2025.
Já no primeiro semestre de 2026, Walcyr Carrasco é quem toma as rédeas do horário. É possível que o dramaturgo, conhecido por escrever histórias populares e entregar altos índices de audiência, repita o feito de Terra e Paixão (2023), que ficou mais de oito meses no ar. Ou seja, a novela seguinte, que ainda não se sabe qual, pode vir apenas em janeiro de 2027.
Antes de sua próxima empreitada, Carrasco mostra que é realmente o bispo do xadrez e retorna à faixa das 18h com uma continuação de Êta Mundo Bom! (2016), prevista para julho do ano que vem.
O autor, porém, só deve escrever a sinopse e os primeiros capítulos da nova saga de Candinho (Sergio Guizé), deixando a responsabilidade nas mãos de Mauro Wilson, roteirista de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021).
Por fim, a Globo ainda pondera sobre o destino de O Grande Golpe. Segundo o site Notícias da TV, a emissora não descartou completamente a novela de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, que está há anos na gaveta, sob o pretexto de ser muito cara e sem apelo popular. O folhetim foi criado para o horário das 21h, mas nunca recebeu sinal verde para ser produzido.
Veja também | Quem está no elenco de Vale Tudo? Globo dá primeiros passos na produção do remake