Zé Leôncio (Marcos Palmeira) ficou impactado ao conhecer Zé Lucas (Irandhir Santos) em “Pantanal”. A semelhança do rapaz com seu pai deixou o fazendeiro emocionado no final do capítulo desta segunda-feira (23). De imediato, o protagonista acreditará que está diante de um irmão bastardo, mas logo a verdade vem à tona.
Na sequência da cena, Leôncio convidará Zé Lucas e Túlio (Jackson Antunes) para almoçar em sua casa. Depois de um jogo de cartas, o anfitrião ainda estará com a pulga atrás da orelha e puxará conversa. O pai de Jove (Jesuíta Barbosa) dirá que está precisando de mais um peão e convidará o forasteiro para trabalhar na fazenda.
Em certo momento, o patriarca perguntará qual é o sobrenome do rapaz. Zé Lucas contará que se chama “José Lucas De Nada” e começará a narrar detalhes de sua vida que aumentarão as desconfianças de Leôncio. O fazendeiro tomará um susto ainda maior quando o visitante revelar que seu avô se chamava Joventino.
Zé Lucas perceberá o clima e Leôncio dirá que seu pai também se chamava Joventino, era chefe de comitiva e um homem alegre e debochado, tal qual as memórias que o peão contou do avô. “E costumava fechar as casas de mulher por onde passava”, lembrará.
![ze leoncio e ze lucas](https://i0.wp.com/onovelao.com.br/wp-content/uploads/2022/05/ze-leoncio-e-ze-lucas.jpg?resize=900%2C580&ssl=1)
Nisso, o pantaneiro recordará de uma viagem que fez com o pai e passou por uma currutela, em Goiás. Contará que lá conheceu uma moça muito bonita. O peão vai querer saber onde Leôncio quer chegar. “Que ocê pode ser meu irmão por parte de pai”, disparará o pecuarista.
Lucas retrucará, afirmando que sua mãe foi a única mulher que nunca se deitou com Joventino: “Minha mãe se deitou com o filho dele, seu Zé Lêoncio. Ela o chamava de mineirinho porque não se lembrava do nome”.
O fazendeiro contará que era ele o filho de Joventino. Depois, Lucas perguntará se o dono da casa se lembra do nome da moça. “Como se fosse hoje. Era a mulher mais bonita daquela casa e se chamava Generosa”, responderá Leôncio, deixando o peão emocionado.
O personagem de Irandhir Santos dirá que a mãe o pariu xingando muito aquele molecote, já que esteve com tantos homens e engravidou dele. “Esse molecote era eu”, constatará o patrão de Filó (Dira Paes).
“Se for, tô diante do meu pai”, afirmará Zé Lucas. “Se esse molecote era filho do Joventino, eu tô diante do meu filho”, emendará Zé Leôncio. Os dois não vão segurar a emoção.
Discussão sobre este post