Primo Cícero (Haroldo Guimarães) escapa da morte praticamente por um milagre em No Rancho Fundo. No capítulo desta quarta (23), seguindo ordens de Deodora (Débora Bloch), Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux) dispara um tiro no peito do sogro e, muito nervoso, sai desembestado sem verificar se realmente o matou.
A bala, na verdade, atinge o relicário que Cícero carrega consigo, um presente de sua amada Militana. O matuto acredita ter sido salvo por intervenção da falecida e foge do cativeiro.
Enquanto isso, Jordão avisa Deodora que fez o serviço. “Vim informar que fiz o combinado”, diz ele ao entrar na casa da malvada. “Que combinado, homem? Não faço ideia do que tu está falando…”, disfarça ela.
Deodora, então, serve um chá ao matador e, junto, entrega um belo maço de dinheiro. Jordão pega as notas e as coloca no bolso. “Saia por onde tu entrou. Pelos fundos. E não me apareça mais”, manda a víbora. Cira (Suzy Lopes), a fofoqueira da cidade, vê os dois juntos e se pergunta o que a vilã estaria aprontando dessa vez.
No final do capítulo, Cícero chega à casa de Zefa Leonel (Andrea Beltrão), onde pede ajuda aos parentes que se reúnem ali. Aliviado, ele conta como conseguiu escapar da morte. Timbó (Enrique Diaz) e Xaviera (Giovana Cordeiro) sugerem manter a farsa de que o homem está morto, criando uma estratégia para investigar o mandante do sequestro.
Zefa concorda e convoca a família para firmar o combinado, estabelecendo que ninguém pode saber que Cícero está no Rancho Fundo. Para sustentar o plano, até um velório com caixão vazio é armado.