Devido à pandemia de coronavírus, a Globo resolveu suspender as gravações de suas novelas inéditas.
Em razão disso, você vem acompanhando a reprise de “Fina Estampa” no horário das 21h. A novela, exibida entre 2011 e 2012, foi escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya, e detém o título de maior audiência da década, com 39 pontos. Em razão disso, vamos resumir aqui os principais acontecimentos da trama para você refrescar a memória.
Atenção, vem spoiler por aí…
“Fina Estampa” está sendo exibida em um formato de compacto. Não se sabe até quando ficará no ar. A novela gira em torno de Griselda Pereira (Lilia Cabral), também conhecida como Pereirão.
A mulher, humilde e batalhadora, tem origem portuguesa e trabalha de sol a sol como faz-tudo, vestindo um macacão de operário, para sustentar os três filhos. Griselda foi abandonada pelo marido Pereirinha (José Mayer), um pescador que ela julga estar morto.
Sua vida muda quando ela conhece o elegante René (Dalton Vigh), chef de um restaurante francês, que se apaixona por ela. René é casado com a vaidosa e esnobe dondoca Tereza Cristina (Christiane Torloni). A megera, que não suporta pobres, é o terror de seus empregados, sobretudo de seu mordomo, o divertido e afetado Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado), o Crô.
Na frente da patroa, Crô é só elogios: “Nefertiti”, “filha preferida de Osíris”, “rainha do Nilo”. Pelas costas, chama Tereza Cristina de “Jararaca do Nilo”.
O filho mais novo de Griselda é o ambicioso José Antenor (Caio Castro), estudante de medicina que não valoriza os esforços da mãe, de quem tem vergonha. Ele é o namorado de Patrícia (Adriana Birolli), filha de René e Tereza Cristina, mas mente para a família da amada que é rico.
A trama tem uma reviravolta quando Griselda ganha uma verdadeira fortuna na loteria, e contrata René para ser seu professor de etiqueta. Os dois iniciam um romance, e Griselda redescobre sua própria vaidade e feminilidade, mas passa a ser perseguida pelas maldades de Tereza Cristina.
Seu dinheiro atrai Pereirinha, que ressurge e se torna amante de Tereza Cristina. A vilã se esforça também para manter um segredo seu a sete chaves, ainda que seja chantageada pela tia, Iris (Eva Wilma).
Griselda, contudo, será disputada por René e também pelo português Guaracy (Paulo Rocha), vizinho que não esconde sua paixão por ela.
Final da história
Griselda e René se separarão depois que ele descobrir que a amada financiou, às escondidas, seu novo restaurante. Ele não queria depender do dinheiro da mulher pela segunda vez – já que seu restaurante francês, na verdade, é de Tereza Cristina. O chef acabará nos braços de Vanessa (Milena Toscano), a sobrinha de Crô, enquanto Griselda será feliz ao se render ao amor de Guaracy.
O segredo de Tereza Cristina, inicialmente, é o de que ela seria filha de uma empregada doméstica, Carlota Valdéz, tendo sido adotada pelo rico casal que a criou. Contudo, a verdade é que essa história da empregada doméstica foi criada por Íris para infernizá-la, já que Tereza Cristina é fruto do caso que sua mãe tivera com o marido de Íris. A tia inventou essa mentira para que a sobrinha fosse infeliz como ela foi a vida inteira.
Íris termina se refugiando na cidade de Greenville. Já Tereza Cristina comete muitos crimes ao longo da trama para destruir a vida de Griselda e manter seu suposto segredo guardado. Dentre outras maldades, ela incendeia a mansão que a rival compra no mesmo condomínio que ela, e trama atentados para tentar assassinar Antenor e seus irmãos, Quinzé (Malvino Salvador) e Amália (Sophie Charlotte). Além de tudo, a vilã mata a jornalista chantagista Marcela (Suzana Pires).
No último capítulo, Griselda é sequestrada por Tereza Cristina, que põe fogo no galpão abandonado para matar a rival, mas a heroína é salva por Antenor e Patrícia, e a vilã foge com Pereirinha em um barco em plena noite de tempestade. Os dois sofrem um acidente e são dados como mortos. Crô, então, herda metade da fortuna da patroa.
Na última cena, após uma passagem de alguns anos, Griselda reencontra Tereza Cristina na rua e a enfrenta, provando que não tem medo mesmo da megera.
Discussão sobre este post