Uma pesquisa encomendada pelo SBT revelou um resultado pouco lisonjeiro para algumas de suas estrelas, com destaque negativo para o jornalista Leo Dias, que obteve a pior avaliação de popularidade entre os nomes da lista, de acordo com reportagem do Notícias da TV.
Apenas 42% do público disse gostar do apresentador do Fofocalizando, o que o colocou no último lugar do ranking de “agradabilidade”.
Realizada pela plataforma Toluna entre abril e maio do ano passado, a pesquisa só veio à tona agora. Foram entrevistas 2.969 pessoas em todo o país, com o objetivo de entender a percepção do público sobre 50 personalidades — incluindo nomes que não trabalham no canal, como a cantora Simone Mendes — e analisar o “fit” de cada uma com o perfil da emissora, fornecendo insumos para a programação de 2024.
O estudo revelou uma preferência clara da audiência por alguns artistas consagrados, como Celso Portiolli, que lidera o ranking com 82% de aprovação, seguido por Eliana (81%), que deixou o SBT recentemente após 15 anos de casa. Simone, que chegou a ser cotada para substituir a nova contratada da Globo nos domingos, apareceu em terceiro lugar, com 75%, mesmo índice de Otaviano Costa e Beca Milano.
Patrícia e Rebeca Abravanel, filhas de Silvio Santos, também tiveram um bom desempenho, com 69% e 68% de aprovação, respectivamente, superando outro membro da família, Tiago Abravanel, que ficou com 62%.
No entanto, nem todos se saíram bem na avaliação. Além de Leo Dias, que ficou na lanterna, outros nomes como Silvia Abravanel (22ª colocada, com 53% de aprovação) e Benjamin Back (21º, com 56%) também ficaram próximos das últimas posições, considerando apenas o elenco do canal.
Curiosamente, mesmo com a pesquisa indicando a baixa aceitação de alguns apresentadores, Daniela Beyruti, CEO do SBT, ignorou esses resultados ao montar a nova programação, apostando em nomes que não foram avaliados, como influenciadores digitais. A decisão gerou tensões internas e resultou na saída de Fernando Pelegio, diretor artístico da emissora, que defendia um elenco mais tradicional para a TV aberta.
Veja também | Carolina Dieckmann perde papel para Paolla Oliveira, mas continua no elenco de Vale Tudo