Um acidente provoca uma reviravolta em Mulheres de Areia. Durante um passeio de barco, Ruth e Raquel (Gloria Pires) acabam se afogando e apenas uma é salva. É então que a gêmea boa assume a identidade da má.
O episódio acontece após Marcos (Guilherme Fontes) meter o pé na bunda de Raquel, que se vê obrigada a voltar para a casa dos pais. Sem nada para fazer, a megera sai para curtir o mar com a irmã, mas as duas não se dão conta que o tempo está mudando. Uma ventania é suficiente para virar a embarcação.
Enquanto Tonho da Lua (Marcos Frota) se desespera na praia, Tito (Eduardo Moscovis) pega um barco e zarpa até o local do acidente. Ruth luta para segurar a mão de Raquel, mas não tem força suficiente. A vilã afunda. O namorado de Glorinha (Gabriela Alves), que não sabe qual é qual, resgata apenas a mocinha, levando-a desacordada para a areia.
Tonho se faz de bobo e finge que também não reconhece quem foi salva. Ele só mostra que sabe que a felizarda é Ruth quando Tito sai de perto. “O mar deixou você ficar”, diz ele, contente, antes de observar que a amiga está segurando a aliança de Raquel. O escultor não pensa duas vezes e, sem ninguém ver, coloca o anel no dedo da protagonista, lhe dando a chance de ser feliz ao lado de Marcos.
Os pescadores logo se aproximam e nem desconfiam que aquela não seja Raquel. Esperto, Tonho ainda encena um choro de luto e tristeza pela morte de Ruth. Marcos chega em seguida para socorrer a moça, que ainda está inconsciente, levando-a para um hospital do Rio de Janeiro, crente que ela é sua ex-mulher.
Já Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos) ficam inconsoláveis ao receberem a notícia que Ruth está morta. Da Lua, porém, conta a verdade para o casal, longe dos ouvidos alheios, revelando que Raquel é quem foi levada pelas águas. Ele ainda assume a sua artimanha para que todos pensem o contrário. O que Tonho não imagina é que a gêmea endiabrada consegue se salvar e volta algum tempo depois com sede de vingança.