Nos momentos finais de Chocolate com Pimenta, a armação do quadro falso vem à tona e Danilo (Murilo Benício) descobre que agiu como um asno ao acabar seu casamento com Ana Francisca (Mariana Ximenes). Com a certeza de que a amada jamais posou sem roupa para Miguel (Caco Ciocler), ele corre para pedir perdão, mas pode ser tarde demais. A dona da fábrica está indo embora da cidade com o amigo cigano de balão, levando Tonico (Guilherme Vieira).
O plano maquiavélico de Olga (Priscila Fantin) se desfaz quando os meninos do salão contam para Cássia (Luiza Curvo) que emprestaram tinta para a vilã. Ela liga os pontos e passa a informação para Bernardo (Kayky Brito), que por sua vez pede a ajuda de Guilherme (Rodrigo Faro) para provar a farsa. A dupla confronta Peixoto (Ângelo Paes Leme), e o agora delegado revela a tramoia para Danilo. Eles obrigam o palhaço do circo, interpretado por Jorge Fernando, a confessar que pintou o quadro.
Ao confirmar a inocência de Ana, o almofadinha invade o quarto de Olga para desmascará-la, chamando-a de falsa e mentirosa. Depois, Peixoto mostra o verdadeiro retrato feito por Miguel e o bestão percebe como foi trouxa. Ele diz que precisa falar com Ana, mas Guilherme comunica que que a mocinha está de partida, pois quer evitar uma briga judicial pela guarda do filho. Mesmo assim, Danilo pega o carro e dirige em alta velocidade até o sítio. Quando chega, olha para o céu e vê que o balão já vai longe.

O protagonista grita e consegue chamar a atenção de Ana. “Mamãe, ele tá pedindo pra senhora voltar”, diz Tonico. “Mas eu não vou voltar. Ele briga e depois pede perdão? Ele tinha que ter confiado em mim”, avisa ela, ainda magoada. Miguel diz que o vento é que vai decidir se ela fica ou vai embora. Ao mesmo tempo, Danilo corre na mesma direção do aeróstato, que pousa no meio da praça da cidade, despertando a curiosidade de todos. “Desçam, depressa!”, fala o filho de Ludovico (Ary Fontoura).
“Mas você quer que eu desça?”, pergunta Ana. “Eu te amo tanto que quero que seja feliz. E tomara que um dia alguém me ame tanto quanto você ama o Danilo. O amor tem que ser generoso. Vai encontrar o Danilo!”, diz o cigano. O pai de Tonico chega em seguida e abraça a mulher, enquanto Miguel segue viagem no balão. A ricaça ainda lamenta as desconfianças do marido, mas logo eles se entendem. “Aninha, você é o meu amor”, diz o personagem de Murilo Benício, beijando-a apaixonadamente.