A morte de um ente querido é sempre dolorosa. Quando essa perda ocorre de forma violenta, causada por outra pessoa, o sofrimento é ainda maior e mais profundo.
Diversas celebridades vivenciaram essa realidade cruel, tendo familiares próximos arrancados de suas vidas por atos brutais e devastadores. Em certos casos, os autores desses crimes seguiram seus caminhos sem enfrentar as consequências de seus atos.
A seguir, acompanhamos as histórias de 6 famosos que perderam pais, filhos e irmãos de forma traumática.
Carolina Ferraz
O momento mais difícil da vida de Carolina Ferraz foi o assassinato de seu pai. Ela tinha 14 anos quando Ladisleu Noel Ferraz foi executado com seis tiros, sendo três na cabeça. “Ele teve que ser enterrado com o caixão fechado, para você entender o tamanho da violência”, relembrou a atriz e apresentadora em entrevista ao UOL no ano passado.
“Foi terrível. E eu acho que por ser a mais nova na minha casa, eu pude sofrer. Eu me descabelei, eu chorei, eu fiquei péssima, eu demorei para superar o luto. […] Eu vivi o luto e foi transformador saber que a gente pode sentir dor e que a única maneira de superar a dor é viver aquilo.”
Carolina Ferraz
O crime aconteceu em Goiânia (GO) em 1982. O assassino, um sócio que devia dinheiro ao pai de Carolina, ficou impune.
“Todo mundo sabia quem matou meu pai, mas a pessoa, porque o país é corrupto, conseguiu se libertar disso sem sequelas”, contou ela em 2017, em participação no Programa do Porchat.
“Essa pessoa teve um câncer e morreu, e perdeu dois filhos. Eu não desejo mal a ninguém, o carma veio”, completou.
Isabelle Drummond
Em fevereiro de 2007, pouco depois de despedir-se da boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo, Isabelle Drummond enfrentou a perda do pai de maneira violenta. Ela tinha apenas 12 anos.
Fernando Luiz Drummond Xavier, então com 45 anos, morreu com dois tiros no rosto durante uma tentativa de assalto enquanto chegava a uma agência bancária de Niterói (RJ) para fazer um depósito. Os bandidos fugiram sem levar o dinheiro.
Em 2015, a imprensa informou a prisão de um dos criminosos em Mauá (SP). Ele usava documentos falsos, mas confirmou ser o procurado pela polícia.
“Sinceramente, isso hoje é irrelevante pra mim. Relevante era meu pai e o que eu vivi com ele. Isso não muda em nada, nem me diz respeito mais”, disse Isabelle à revista Glamurama na época.
Charlize Theron
Em 1991, a mãe de Charlize Theron, Gerda, matou o pai da atriz após ele chegar em casa embriagado e ameaçar as duas com uma arma.
“Minha mãe e eu estávamos no meu quarto encostadas na porta porque ele estava tentando arrombar. Ele deu um passo para trás e disparou três vezes pela porta. Nenhuma das balas nos atingiu, o que é apenas um milagre”
Charlize Theron
Para que pudesse salvar a si mesma e a filha, que tinha 15 anos, Gerda conseguiu pegar o revólver e tirou a vida do marido. Ela não foi julgada, pois as autoridades entenderam que o ato foi motivado por autodefesa.
Charlize, que mantém ótima relação com a mãe, levou muitos anos para conseguir lidar com o trauma da fatídica noite. “Sempre que me perguntavam, eu dizia que meu pai tinha morrido em um acidente de carro. Quem quer contar aquela história? Ninguém quer”, comentou em uma entrevista em 2017.
Mark Ruffalo
A morte do irmão de Mark Ruffalo nunca foi solucionada. Em dezembro de 2008, Scott Ruffalo foi encontrado em seu apartamento agonizando após tomar um tiro na cabeça. A arma estava em sua mão esquerda. O cabeleireiro chegou a ficar uma semana no hospital, mas não resistiu. Tinha 39 anos.
Três anos depois, a testemunha-chave Shaha Mishaal Adham foi encontrada morta em circunstâncias suspeitas, sugerindo uma overdose. Ela e seu namorado, Brian Scofield, eram figuras centrais no caso, pois estavam com Scott no trágico momento.
Shaha sempre sustentou a versão que o irmão de Ruffalo disparou contra a própria cabeça enquanto brincava de roleta russa.
“Você nunca supera isso, você só se acostuma com isso.”
Mark Ruffalo
Tati Quebra Barraco
No final de 2016, dois homens foram baleados e morreram durante uma operação policial na Cidade de Deus, bairro do Rio de Janeiro. Entre eles, estava o filho da funkeira Tati Quebra Barraco, Yuri Lourenço da Silva, de 19 anos. Ele foi atingido no peito.
A PM alegou que foi recebida a tiros ao chegar no local para um patrulhamento de rotina. Ainda segundo os policiais, Yuri e seu colega estavam de posse de uma pistola e grande quantidade de drogas.
Quando recebeu a triste notícia, Tati estava no meio de um show em uma boate em Belo Horizonte (MG). Ela seguiu a apresentação até o fim.
“Não queira passar nunca pelo o que estou passando. Não queira sentir nunca o que estou sentindo”, escreveu a cantora em postagem no Facebook na época.
Gloria Perez
Autora de diversas obras de sucesso, Gloria Perez escrevia De Corpo e Alma (1992), sua primeira novela das oito, quando viveu o maior drama de sua vida. Sua filha, Daniella Perez, de 22 anos, foi brutalmente assassinada pelo ator Guilherme de Pádua no apagar das luzes daquele ano. Eles interpretavam ex-namorados na trama.
Tudo foi premeditado. Após um dia intenso de gravações nos estúdios da Globo, Daniella foi levada desacordada para um matagal e morta com golpes de punhal. Guilherme contou com a ajuda da esposa, Paula Thomaz, para executar o crime, que causou comoção nacional.
Glória Perez lutou até o fim por justiça. Guilherme e Paula foram condenados a 19 anos, mas foram soltos antes de completarem 7 anos na cadeia. Ele morreu em 2022, vítima de infarto.
Em agosto do ano passado, no dia em que Daniella completaria 53 anos, Gloria publicou a foto acima com a seguinte legenda:
“11 de agosto. A casa está muda, sem festa, sem risos, sem dança. Mas no meu sentimento você está sempre assim, como na foto — rindo, dançando, espalhando alegria…”
Gloria Perez
Veja também | 10 famosos que já confessaram ter paixão platônica por outra celebridade