O mistério em torno de Agatha (Eliane Giardini) acaba daqui a duas semanas em Terra e Paixão. No capítulo que vai ao ar dia 15, o público descobre que a mãe de Caio (Cauã Reymond) vivia em uma prisão do Rio de Janeiro enquanto (quase) todo mundo acreditava piamente em sua morte.
Segundo a própria, seu martírio de 20 anos na cadeia foi uma injustiça, sob a falsa acusação de ter assassinado um homem. Ela jura de pés juntos que não cometeu o crime.
Agatha ressurge na trama justamente no dia em que ganha a liberdade. Ao deixar o presídio, ela é recebida no portão por Angelina (Inez Viana), que sempre soube de seu paradeiro. A “morta-viva” conta com a ajuda da governanta para voltar ao interior do Mato Grosso do Sul e resolver as questões que deixou no passado.
De imediato, assim que coloca os pés em Nova Primavera, a primeira mulher de Antônio (Tony Ramos) procura Caio para tentar explicar os motivos de seu sumiço. Ele, contudo, não quer papo com a mãe, pois não consegue perdoar o abandono ao ter nascido. A essa altura, o protagonista já está morando sozinho, após ser expulso de casa pelo pai por abandonar Graça (Agatha Moreira) no altar.
Mais tarde, Angelina ajuda a reconciliar mãe e filho, e Caio acaba aceitando ouvir a história que Agatha tem para contar. Ela revela que forjou sua própria morte para escapar da fúria de Antônio, que era extremamente ciumento e violento. Em lágrimas, a ex-detenta diz que seu plano era retornar pouco depois para buscar o filho recém-nascido, mas acabou caindo em uma armadilha.
Agatha relembra o dia em que um homem morreu acidentalmente e, por algum motivo, a culpa caiu em suas costas. Embora ela não mencione a identidade do sujeito que perdeu a vida, é possível que seja Evandro (Rafael Cardoso), o médico que até onde se sabe era seu amante.
Por fim, a personagem de Eliane Giardini conta a Caio que acompanhou o crescimento dele através de fotos e cartas escritas por Angelina. A funcionária nunca revelou o segredo atendendo a um pedido seu. Comovido com a história da mãe, o produtor rural promete ajudá-la a reconstruir sua vida e protegê-la de Antônio.
Graça é abandonada por Caio
Todos os esforços de Graça para arrastar Caio até o altar acabam frustrados em Terra e Paixão. Na hora h, o rapaz dá para trás e abandona a noiva.
As cenas do casamento vão ao ar a partir do capítulo de quarta (9) e prometem causar um furdunço na novela das 21h. Quando tudo parece se encaminhar normalmente, Aline (Barbara Reis) surge estonteante na igreja e surpreende Caio. O agrônomo, então, sai para conversar com ela e questiona se a moça apareceu ali para zombar de sua cara.
“Eu vim olhar nos seus olhos, antes de você fazer essa asneira com a sua vida. Você pode cuidar do seu sobrinho sem ter que casar com a Graça”, diz Aline, declarando que ama o grosseirão e não sabe como viverá sem ele. As palavras tocam o coração de Caio, que toma definitivamente sua decisão.
“Desculpa, Graça. Me perdoa. Mas eu não posso me casar com você! Não posso fazer isso com a minha vida. Nem com a sua. Sei que vai doer, mas não posso!”, dispara o personagem de Cauã Reymond na cara da patricinha.
Veja também | Jonatas descobre que é irmão de Caio e caos toma conta de Terra e Paixão