O final de Matias (Antonio Calloni) será o pior possível em Além da Ilusão. Enquanto todos acreditam que o vilão se suicidou, ele na verdade sobreviverá a um afogamento e terminará como um andarilho maltrapilho e senil, revirando o lixo para se alimentar.
Nos últimos capítulos, o ex-juiz ouvirá uma discussão entre Heloísa (Paloma Duarte) e Leônidas (Eriberto Leão), que terá aberto mão de concluir sua faculdade no exterior para cuidar do amigo no manicômio.
“É você jogando fora seu futuro, a minha irmã impedida de viver um grande amor porque é viúva de marido vivo. A presença do Matias nas nossas vidas é um estorvo pra todo mundo! Quem é que esse homem faz feliz aqui? Ninguém! Era melhor se não existisse”, bradará a irmã de Violeta (Malu Galli).
Matias, então, pegará sua toga e deixará uma carta de despedida:
“Dentro do peito carrego um silêncio que destrói. Como obrigar a cabeça a esquecer uma dor que o coração lembra a todo instante? Minha sorte é que eu falo com Deus, e ele fala comigo. E nesse momento, ele está me dizendo: confie em mim, porque sou maior que o teu sofrimento. Nada que faça vai fazê-los te perdoar. Mas venha a mim, que eu te perdoo. Em verdade, em verdade eu lhe digo: o manicômio não é para você, Matias. Teu lugar é ao lado da Elisa [Larissa Manoela]”, assinará o esquizofrênico.
Na sequência em que lê a própria carta, o vilão será visto se atirando em um lago. Violeta será informada da morte do marido. “Papai preferiu a morte a ir pro manicômio. É muito triste. Espero que ele esteja em paz”, lamentará Isadora (Larissa Manoela).
Contudo, nas cenas finais no folhetim, apenas o público descobrirá que o ex-magistrado está vivo. Ele passará a viver como um morador de rua enlouquecido, andando pelas ruas, quase irreconhecível. O malvado terminará fuçando o lixo atrás de comida.
Discussão sobre este post