No desfecho de Renascer, a divisão de bens de José Inocêncio (Marcos Palmeira) promete surpreender seus herdeiros. O coronel acaba morrendo no último capítulo, assim como aconteceu na versão original da novela de 1993, e seu patrimônio é dividido em quatro partes.
Além dos três filhos do fazendeiro, Inácia (Edvana Carvalho) recebe a porcentagem que caberia a José Venâncio (Rodrigo Simas). A advogada Kika (Juliane Araújo) é quem fica responsável por explicar tudo.
Durante a leitura do testamento, Kika também explica que Inácia ficará com o usufruto da casa, mas a propriedade deverá ter os nomes de José Bento (Marcello Melo Jr.) e José Augusto (Renan Monteiro) como proprietários, pois ambos não possuem residência própria, diferentemente de João Pedro (Juan Paiva).
No entanto, Bento e Augusto decidem que João fica com a casa que pertencia ao pai, reconhecendo-o como seu sucessor. Surpreso, o caçula não acha justo, mas o advogado insiste que essa é a melhor solução, brincando: “A casa de painho é tua! Agora, ai de você que me regule hospedagem quando a gente vier te visitar!”.
Com a partilha resolvida, cada personagem segue seu caminho. José Augusto abre uma clínica em Ilhéus, Buba (Gabriela Medeiros) volta à psicologia e José Bento vive com Kika, enquanto continua gerenciando a venda de cacau da empresa da família.
Nas últimas cenas da trama, João Pedro ainda toma a decisão de entregar sua casa a Mariana (Theresa Fonseca), já que o imóvel pertencia aos avós dela, realizando o sonho da jovem e garantindo seu final feliz.