Em Renascer, Mariana (Theresa Fonseca) tem um final feliz e bastante diferente da obra original. Após a morte de José Inocêncio (Marcos Palmeira), João Pedro (Juan Paiva) faz questão de quitar a única dívida deixada pelo pai e entrega para a ex-madrasta a casa que era de seu avô.
No último capítulo, João e Sandra (Giullia Buscacio) surpreendem Mariana no bar de Norberto (Matheus Nachtergaele), levando-a para a rua, onde uma surpresa a aguarda. “Mas eu posso saber que presepada é essa?”, pergunta ela, ao ver uma carroça na sua frente. “Uma carroça… E dois burrinhos da melhor qualidade”, responde a filha de Iolanda (Camila Morgado).
O filho de Inocêncio completa o pagamento entregando-lhe as chaves da fazenda de Belarmino (Antônio Calloni): “E a casa que ele comprou de tua avó”. Mariana, ainda sem acreditar, questiona se tudo aquilo é real, e Sandra afirma que ela já pode se mudar quando quiser. João Pedro deseja sorte à jovem, que deixa a vila conduzindo a carroça e tocando os burrinhos, feliz da vida.
Ao chegar à casa, Mariana reflete em voz alta consigo mesma: “É, Mariana… Você pode ter perdido o amor de João Pedro, mas, no fim, conseguiu o que era seu por direito”.
Esse desfecho é bem diferente da versão original de 1993, quando a personagem simplesmente partiu após a morte do ex-marido. No remake, além de ganhar a casa de seus avós, ela encontra algo ainda mais valioso: uma família.
Ao descobrir, através da carta escrita por Marianinha (Gabriella Cristina), que é parente de Teca (Lívia Silva) e Cacau, Mariana percebe que Belarmino foi responsável por um grande trauma na família. Foi ele quem abusou da irmã de Maria Santa (Duda Santos).
Por vingança, Venâncio (Fabio Lago) matou o estuprador antes de ir embora da Bahia. A revelação choca a personagem de Theresa Fonseca, que passou a vida inteira acreditando que José Inocêncio deu cabo de seu avô.
Ao mesmo tempo, Mariana fica feliz por saber que Teca e Cacau têm seu sangue. “Primas? Eu… Quer dizer que eu tenho uma família?”, surpreende-se ela, com lágrimas nos olhos.
Veja também | Após morte, herança de José Inocêncio é dividida de maneira surpreendente: ‘A casa de painho é tua’