O mistério em torno da morte do pai de Vênus (Nathalia Dill) finalmente começa a se desvelar em Família é Tudo. Brenda (Alexandra Richter), em um momento de desespero, admite a Léo (Paulo Lessa) que foi ela a responsável pelo assassinato de Pedro (Paulo Tiefenthaler), seu ex-amante, e não Ramón (Jayme Periard) como havia dito anteriormente ao filho.
A revelação vem à tona em meio ao medo crescente de Léo pelo que o pai de Tom (Renato Góes) pode fazer a sua namorada.
Após uma conversa tensa entre Vênus e Ramón, onde ela acredita que o ex-sogro conhece a verdadeira identidade do assassino de seu pai, Léo se vê em um dilema. Até então, ele estava convencido de que o empresário era o culpado, pois essa era a versão que sua mãe havia lhe contado.
Aflito com a possibilidade da mocinha estar em perigo, o cozinheiro confronta Brenda, decidido a denunciar Ramón à polícia. É nesse momento que a vilã, tomada pelo pânico, decide contar a verdade ao filho. “Quem mandou matar o Pedro fui eu!”, ela confessa, dando início a um relato cheio de dor e ressentimento.
Brenda começa a narrar os eventos que a levaram a cometer o crime: “O Pedro me levou à loucura, filho. Foram anos e anos sendo iludida. Eu já não amava mais o Ramón. E o Pedro sempre dizia que nós íamos ficar juntos, casar. A idiota aqui acreditou! Quando eu pedi o divórcio pro Ramón, o Pedro voltou atrás e terminou comigo. O covarde me deixou sozinha numa situação horrível. O Ramón com ódio de mim, ameaçando me tirar o Tom. Me jogar na rua. Eu fiquei sem chão. Foi quando eu comecei a perder completamente o controle”.
Nisso, o público é levado de volta ao passado através de flashbacks que mostram a personagem de Richter em um acesso de fúria, quebrando os vidros do carro de Pedro e ameaçando-o: “Você vai casar comigo ou eu te mato! Você destruiu minha vida!”. O desespero da ruiva, abandonada pelo amante e temendo perder tudo, culmina em um plano fatal.
Ela relata como Ramón, ainda apaixonado por ela, a aceitou de volta, mas a mágoa e o desejo de vingança não a deixavam em paz. Brenda relembra que um dos lugares favoritos de Pedro era o observatório, onde eles costumavam ir juntos. Foi lá que ela conheceu Otto (Márcio Vito), que lhe revelou que seu amado estava levando outra mulher ao mesmo local que ele dizia ser especial para os dois. Essa descoberta foi o estopim para que a megera planejasse a sabotagem do bondinho.
Sem saber que Vênus era a mulher que acompanhava Pedro naquele dia, Brenda, cega de ódio, convenceu Otto a ajudá-la a manipular o bondinho, resultando na morte do pai da protagonista. “Eu achei que ele estaria com outra mulher. Estava tão cheia de ódio que não pensei nas consequências,” explica ela, com um semblante de arrependimento.
Léo fica atônito, sem saber como processar a informação. Brenda, por sua vez, implora para que o filho não a abandone: “Eu sei que fiz muitas coisas erradas, mas, por favor, não fique contra mim!”.
Veja também | Electra joga Jéssica atrás das grades após humilhação pública: ‘Não roubei nada!’