O Cravo e a Rosa já está em clima de despedida. A reprise da novela estrelada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, exibida nas tardes da Globo, fica no ar até o próximo dia 30, após dividir o horário por uma semana com Chocolate com Pimenta (2003), sua sucessora. A seguir, confira cinco surpresas que estão reservadas para o último capítulo da trama que conquistou o público mais uma vez:
Edmundo dá a volta por cima e se casa com Bianca
Apaixonada por Edmundo (Ângelo Antônio), Bianca (Leandra Leal) conseguiu se livrar do casamento forçado com o interesseiro Heitor (Rodrigo Faro). Contando com a ajuda de Joana (Tássia Camargo), o professor conseguirá sair da cadeia e enfrentar os desmandos de Batista (Luis Melo), que não verá outra alternativa a não ser autorizar o romance da filha com o pobretão. Os dois se casam no capítulo final.
Marcela termina na miséria, aplicando golpes
As armações de Marcela (Drica Moraes) não terminarão impunes. Desmascarada, a vilã exigirá uma fortuna de Batista em troca de conceder o divórcio. No entanto, quando a mulher admite ter tentado roubar as apólices de Catarina (Adriana Esteves), o banqueiro ameaça colocá-la na cadeia. Para se livrar da denúncia, Marcela aceita sair do casamento com uma mão na frente e a outra atrás.
A malvada também perderá toda a herança de Joaquim (Carlos Vereza) e terminará aplicando golpes com Heitor. Para os desavisados, os trambiqueiros fingirão ser irmãos. Em sua última cena, Marcela aparece jogando charme para o dono do hotel em que morou boa parte da novela.
Lindinha se arrepende de suas maldades
Lindinha (Vanessa Gerbelli) pagará um preço após aprontar poucas e boas. Ela chegará a ser presa, como principal suspeita do roubo das apólices de Catarina. No final, a vilã ajuda a esclarecer o mistério e se declara para Januário (Taumaturgo Ferreira), sinceramente arrependida de todo o mal que causou.
Como sempre fora apaixonado pela caipira, o rapaz, que herda sozinho todos os bens de Joaquim, a perdoa e os dois terminam juntos, vivendo no luxo.
Dinorá e Celso: juntos novamente
Cornélio (Ney Latorraca) não resistirá aos encantos de sua “divina” e aceitará Dinorá (Maria Padilha) de volta em casa. Já Candoca (Miriam Freeland) fingirá ter perdido sua herança milionária e Celso (Murilo Rosa) a pedirá em casamento mesmo assim, afirmando não ter interesse em seu dinheiro.
Apesar do aparente final feliz entre os casais, a loira e o estudante de música voltarão a ter encontros quentes. Os dois trocam discretos olhares na igreja, no casamento de Bianca, sem que Candoca e Cornélio percebam.
Roubo das apólices de Catarina é esclarecido
O grande mistério da reta final de O Cravo e a Rosa é a identidade do ladrão das apólices de Catarina. Para ajudar a amada a desmascarar o criminoso, Petruchio (Eduardo Moscovis) finge até mesmo que quer fugir com Marcela. No último capítulo, porém, o fazendeiro reúne todos na mansão de Batista e pressiona a vilã.
Lindinha é quem revela que foi Mimosa (Suely Franco) quem colocou as mãos no envelope com a papelada da herança. A governanta admite que resgatou as apólices para protegê-la de possíveis ladrões, mas foi flagrada pela caipira, que passou a chantageá-la. Com medo do gênio forte de Catarina, a esposa de Calixto (Pedro Paulo Rangel) passou a usar todas suas economias para comprar o silêncio de Lindinha.
Mimosa guardou o envelope dentro de álbum de fotos, que logo aparece nas mãos de Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento). De posse de sua herança e feliz ao descobrir que nunca foi traída por Petruchio, Catarina faz as pazes com o marido e decide investir o dinheiro na produção de queijos da fazenda, que prospera. Os dois terminam felizes e apaixonados com os filhos: um casal de gêmeos.
Discussão sobre este post