Falta menos de um mês para a estreia de “A Dona do Pedaço“, a próxima novela das 21h da Globo. Após a frustrada “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva, a emissora está jogando suas fichas em um novo texto de Walcyr Carrasco, autor de sucessos como “Verdades Secretas” (2015), “Alma Gêmea” (2005) e a recente “O Outro Lado do Paraíso” (2017).
[do_widget id = mvp_ad_widget-5]
A nova história, que se dividirá em um prólogo e duas fases, exaltará o poder feminino através da trajetória de Maria da Paz, vivida por Juliana Paes. Tudo começa na cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo, onde vivem dois clãs rivais: os Ramirez e os Matheus. Maria é uma Ramirez, família de justiceiros profissionais, mas acaba se apaixonando justamente por Amadeu (Marcos Palmeira), um descendente dos Matheus. E, claro, como em um bom romance à la Romeu e Julieta, as duas famílias não aprovam a relação dos dois.
Apaixonados, Maria e Amadeu sugerem um pacto de paz e marcam o casamento. No entanto, a cerimônia acaba em tragédia, quando Amadeu é misteriosamente baleado no altar. Com isso, os Matheus, sua família, prometem vingança contra os Ramirez, e não demoram a dar o troco.
As meninas Fabiana (Maria Clara Baldon) e Virgínia (Duda Batista), sobrinhas de Maria, são as primeiras vítimas da desforra dos Matheus. Vicente (Álamo Facó), irmão de Amadeu, fica encarregado de dar fim às crianças, mas consegue capturar apenas Fabiana. Ele não tem coragem de matá-la e a abandona em um convento. Após o sumiço da pequena, os Ramirez decidem tirar Virgínia e sua mãe, Zenaide (Maeve Jinkings), da cidade e levá-las para a capital. Contudo, outra desgraça acontece: a menina acaba se separando da mãe e se perde pelas ruas de Vitória.
Enquanto isso, Maria está jurada de morte e precisa fugir antes que o pior aconteça. Com a ajuda da mãe, Evelina (Nívea Maria), e do padre (Fernando Eiras), ela consegue abrigo na casa da professora Marlene (Suely Franco), prima do sacerdote, em São Paulo. Depois, a mocinha recebe a notícia de que Amadeu morreu, mas nem imagina que o relato é uma mentira, um acordo entre sua mãe e a mãe do rapaz, Nilda (Jussara Freire). Além disso, a mesma história é contada para Amadeu, que também precisará lidar com a “morte” da amada.
Longe de sua família e acreditando que seu grande amor está morto, Maria ainda se vê grávida e sem emprego. Sua salvação serão os bolos que sua avó, Dulce (Fernanda Montenegro), lhe ensinou a fazer desde criança. O tempo passa e, vinte anos depois, a boleira ambulante se torna uma bem-sucedida empresária do ramo da confeitaria.
Agora, Maria vive ao lado da filha, Josiane (Agatha Moreira), fruto de seu romance com Amadeu. A jovem é um anjo aos olhos da mãe, mas na verdade é uma peste. Fútil, Josiane cultiva desprezo por Maria, critica seu comportamento e aparência e não suporta que lhe chamem pelo nome, preferindo Jô. Seu maior sonho é conquistar projeção social como influenciadora digital e não medirá esforços para tal.
Disposta a colocar a mão no dinheiro da mãe e realizar seu objetivo, Josiane une-se ao playboy falido Régis (Reynaldo Gianecchini) e trama para que Maria se case com seu cúmplice.
Amadeu, por sua vez, conseguiu se recuperar do atentado e casa-se com Gilda (Heloísa Jorge), sua fisioterapeuta. Ele também se muda para São Paulo para exercer sua profissão de advogado. Lá, claro, inevitavelmente Maria e Amadeu acabarão se reencontrando e poderão reviver o amor do passado.
A trama também enfoca a rivalidade entre as irmãs Fabiana (Nathalia Dill) e Virgínia (Paolla Oliveira), as sobrinhas de Maria que acabaram sendo separadas. Enquanto a primeira cresceu no convento, a segunda, que se perdeu nas ruas, foi criada pelo casal Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale). Virgínia se tornou uma famosa digital influencer, o principal espelho da vilãzinha Josiane, que nem imagina que a blogueira seja sua prima.
Já Fabiana ainda vive no convento onde foi abandonada, sem nenhuma notícia da família. Até que certo dia ela vê Virgínia na TV e reconhece a irmã por estar usando um amuleto. Nisso, a noviça, cheia de inveja e rancor, muda-se para São Paulo e arquiteta um plano para se aproximar da irmã e ter a vida luxuosa que lhe foi tirada.
“A Dona do Pedaço” estreia dia 20 de maio.
Discussão sobre este post