Danilo (Murilo Benício) vai finalmente descobrir que é o pai de Tonico (Guilherme Vieira) em Chocolate com Pimenta. Isso acontece depois que Guilherme (Rodrigo Faro) convence Soldado Peixoto (Ângelo Paes Leme) a contar para Ana Francisca (Mariana Ximenes) o que realmente aconteceu na noite do baile de formatura. Ao saber que o mocinho não estava envolvido, mas que tudo não passou de um esquema de Bárbara (Lília Cabral) com Olga (Priscila Fantin), ela vai até a casa da primeira-dama para passar a história a limpo.
“Acreditei na sua amizade e que a senhora tinha contado toda a verdade ao Danilo”, diz a ex-dona da fábrica, com Márcia (Drica Moraes) ao seu lado. Do quarto, Danilo começa a ouvir a conversa, curioso para saber do que se trata. Bárbara gagueja, mas garante que disse, sim, ao sobrinho. “Disse? A senhora disse que eu estava esperando um filho dele? A senhora disse que o Tonico é filho do Danilo?”, questiona Ana, sem perceber que o amado está descendo a escada. “O Tonico é meu filho? Vocês disseram que o Tonico é meu filho?”, pergunta ele, em choque.
Danilo descobre que é pai de Tonico
“É isso mesmo, o Tonico é se filho. E eu sempre tive certeza de que você sabia”, afirma a viúva de Ludovico (Ary Fontoura), relembrando como tudo aconteceu. “Eu achei até que você tinha mandado me jogar tinta verde naquele baile de formatura pra se livrar da responsabilidade”, confessa ela. Danilo, que segue atônito com as revelações, coloca a tia contra a parede. “Tudo o que eu fiz foi pelo teu bem”, diz a megera, alegando que Ana era uma caipira sem família e que o rapaz deveria se casar com Olga.
O personagem de Murilo Benício lamenta por todas as vezes que chamou Ana de golpista. “Agora você já sabe toda verdade. Mas o sangue sempre falou mais forte, porque o Tonico sempre te amou”, arremata a mocinha. “É. E eu amo muito aquele menino”, diz o almofadinha. A protagonista fala que não tem mais nada a fazer ali e se despede. Danilo fica transtornado, sem saber o que fazer, e procura Guilherme. Mais tarde, ele decide ir ao sítio para abraçar o herdeiro: “Eu te peço perdão. Não sabia que era seu pai”.
Tonico não entende do que Danilo está falando, mas diz que sempre quis que ele fosse seu pai. Para proteger o garoto, Ana Francisca interrompe o momento de carinho. Ela acha melhor que o filho continue pensando que Ludovico era seu pai.
Casamento?
O sobrinho de Vivaldo (Fulvio Stefanini), então, surpreende ao pedir Ana em casamento: “Aninha, vamos… Vamos seguir a vida adiante. Se case comigo”. A ruiva pede um tempo para pensar, mas dona Mocinha (Denise Del Vecchio) se mete na conversa para tentar convencer a amiga.
“Não vai pensar em nada. Aninha, eu passei anos da minha vida ouvindo você chorar pelo Danilo”, diz a mulher de Margarido (Osmar Prado). Márcia confirma que a prima nunca tirou o amor da juventude da cabeça. Miguel (Caco Ciocler), embora apaixonado pela viúva, faz seu discurso: “E eu, apesar de todo o meu sentimento, sou obrigado a te confirmar, Danilo: Ela nunca te esqueceu. E, se tem alguma dúvida sobre mim e ela, saiba que a Aninha e eu nunca tivemos mais que uma amizade”.
Por fim, Carmem (Laura Cardoso) também dá força para a neta aceitar logo o pedido e ainda brinca que vai lhe dar umas palmadas se não o fizer. Com o coração já amolecido, Ana diz sim e corre para abraçar e beijar Danilo. As cenas vão ao ar a partir desta sexta (19).
Discussão sobre este post