
Quem acompanha No Rancho Fundo deve se preparar para um capítulo de muita emoção. Na próxima segunda (1), Dona Manuela (Valdineia Soriano) acaba morrendo, após optar por não tratar sua doença e viver seus últimos dias plenamente.
A personagem, que se tornou um pilar de carinho e sabedoria na trama das seis, leva para o túmulo o segredo sobre a paternidade de Artur (Túlio Starling).
A sequência que culmina com a morte de Dona Manuela começa com seu misterioso desaparecimento. Nervoso, Ariosto (Eduardo Moscovis) chega a culpar Torquato Tasso (Jorge Ritchie) pelo sumiço da mulher.
Pouco depois, Artur consegue resgatar a mãe e trazê-la de volta ao lar, mas a felicidade do reencontro é tragicamente breve.
Dona Manuela se recusa a ser levada para o hospital, preferindo descansar em sua casa. Já em seu leito de morte, ela chama Ariosto e Artur e implora para que eles se entendam. Contudo, eles acabam discutindo mais uma vez e o empresário volta a insistir que o filho faça um exame de DNA para provar que não é fruto de uma traição da esposa.
A briga só tem tem quando eles veem que Dona Manuela está realmente em seus últimos suspiros. Ela morre nos braços de Artur, sem esclarecer o mistério sobre sua origem.
Ariosto, que sempre suspeitou que o filho adotivo fosse na verdade filho biológico da mulher com outro homem, vê suas dúvidas se transformarem em angústia.

Enquanto isso, Artur fica mais preocupado em prestar uma última homenagem à mãe. Com o apoio de Marcelo Gouveia (José Loreto) e Guilherme Tell (Rafael Saraiva), ele organiza um cortejo fúnebre que mobiliza e toca o coração de toda a cidade.
Veja também | Zefa Leonel sofre nova decepção, cansa de vida de luxo e toma decisão inesperada