Três meses após a morte de Silvio Santos, um fã ultrapassou o sistema de segurança do Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, e registrou fotos e vídeo da sepultura do apresentador. As imagens logo se espalharam pelas redes sociais, gerando grande repercussão nesta quarta (13).
O cemitério, que é reservado exclusivamente para seguidores da religião judaica, possui uma política de total discrição, proibindo inclusive filmagens, algo que o homem ignorou completamente.
Nas imagens, é possível ver a lápide ornamentada com inscrições em hebraico, incluindo um versículo bíblico que traz a seguinte mensagem: “A ti foi dito ó homem, o que é bom e o que o Eterno exige de ti: somente que saibas agir com justiça, amar a benevolência e caminhar discretamente com o teu Deus”.
A homenagem continua destacando a trajetória do dono do SBT como alguém escolhido por Deus para trazer alegria ao mundo: “Aqui descansa Senor Abravanel ben Alberto. Filho, amado e escolhido de Deus para espalhar amor e alegria entre os homens. Com muito amor de sua esposa, filhos e netos”, referindo-se ao verdadeiro nome do comunicador.
Desde a morte de Silvio, a segurança no cemitério foi reforçada, justamente para proteger a privacidade de um espaço que só permite o acesso a judeus.
O sepultamento, na ocasião, também foi restrito apenas a familiares e poucos amigos. Na época, a família Abravanel explicou que atendeu a um desejo antigo do patriarca: “Ele pediu para que, assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”.
Silvio Santos faleceu em 17 de agosto, aos 93 anos, devido a uma broncopneumonia, deixando um legado de alegria e carisma que marcou gerações.