O golpe de Graça (Agatha Moreira) está com os dias contados em Terra e Paixão. No capítulo de terça (17), Irene (Gloria Pires) tem finalmente a confirmação de que Danielzinho não tem o sangue dos La Selva. A megera, que jurava que o bebê fosse um fruto deixado por Daniel (Johnny Massaro) antes de morrer, não tem piedade e joga mãe e filho na rua.
Intrigada ao ouvir Marino (Leandro Lima) dizer que é o pai do menino, Irene decide fazer um teste de DNA sem consultar Graça. Ela segue as orientações de Silvério (Samir Murad), que a aconselha a comparar o seu código genético com o do suposto neto. Para isso, a vilã passa com cuidado o swab na boca do bebê, na ausência da nora. “Pronto, Danielzinho. Isso é tudo que eu preciso”, diz.
Graça chega bem na hora, vê a sogra guardando o material e questiona do que se trata aquilo. “Eu vou fazer um teste de DNA com uma amostra minha e outra do Danielzinho”, dispara Irene. A patricinha estremece de pânico, fala que não autoriza o exame e tenta arrancar o pote das mãos da malvada. Na confusão, o troço acaba se espatifando no chão.
“Eu não vou permitir, ouviu bem? Não vou!”, grita Graça, dando o maior recibo de que as desconfianças de Irene são verdadeiras. A dondoca encara a dona da butique e diz que não será mais necessário realizar o teste: “Você acabou de confirmar a minha suspeita. Esse menino não é filho do meu Daniel, não é mesmo?”.
Decepcionada, Irene chora e se recusa a ouvir os argumentos da jovem. “Não, não perca seu tempo. Eu não quero explicação nenhuma. O que você vai fazer agora é simples, Graça: você vai juntar as suas coisas e vai sair dessa casa. Imediatamente!”, ordena ela.
Humilhação e oferta
Antes de ir embora da mansão, Graça ainda tem tempo de detonar a cara de pau de Angelina (Inez Viana). Ela não tem dúvidas de que foi a governanta quem fez fofoca para Agatha (Eliane Giardini), o que acabou criando todo o rebuliço.
Enquanto arruma suas malas, a loira perde a paciência com a empregada, que entra no quarto perguntando o que está acontecendo. “Até parece que não sabe o que fez, Angelina”, responde Graça. A mexeriqueira se faz de desentendida e a filha de Gladys (Leona Cavalli) a acusa de ter plantado a semente para sua queda.
“Não estou sabendo de nada”, diz a cínica. “Para, Angelina, para de se fazer de sonsa, para!”, berra a personagem de Agatha Moreira. Nisso, Antônio (Tony Ramos) chega e solta os cachorros em cima de Graça:
Dias depois, Irene procura Graça com uma proposta: “Eu vim te fazer uma oferta. Eu quero o Danielzinho. Eu dou o dinheiro que você quiser para ficar com ele. Eu salvo a sua família da ruína. Mas você deixa ele comigo pra sempre. E eu viro a mãe dessa criança”.