Exibido nesta sexta (19), o último capítulo de Terra e Paixão contou com morte, casamento e nascimento de bebês, como é de lei em todo final de novela. Além disso, revelou-se os detalhes que faltavam sobre o assassinato de Agatha (Eliane Giardini). Confira tudo o que rolou!
- O primeiro bloco ofereceu um ápice de tensão, com Antônio (Tony Ramos) se preparando para matar Aline (Barbara Reis) no altar bem na hora de seu casamento com Caio (Cauã Reymond). “Chegou a hora dessa viúva dar adeus a esse mundo”, disse ele, apontando um revólver de longe para a inimiga.
- Felizmente, Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) agiram rápido para impedir a desgraça. O brucutu arrastou o ex-patrão silenciosamente para fora da igreja, disposto a levá-lo de volta para a cadeia. Mas o foragido virou o jogo por um momento ao fazer o garçom de refém, ameaçando-o com uma faca no pescoço, enquanto o ex-capanga titubeava em atirar.
- Marino (Leandro Lima) chegou no meio do confronto e tentou convencer Ramiro a abaixar a arma. Ao mesmo tempo, Kelvin conseguiu se soltar das garras de Antônio. O personagem de Amaury Lorenzo, ao ver que o namorado se feriu levemente, disparou três tiros no peito do vilão, que morreu ali mesmo. O delegado, por sua vez, teve que cumprir seu papel e levou o justiceiro preso.
o walcyr prometeu que ia fazer surpresa e todo mundo já sabia que o ramiro que ia matar o antonio #terraepaixao pic.twitter.com/SP52hNYwx5
— ana garcia (@belluccifilms) January 20, 2024
- Aline e Caio nem chegaram a ver a confusão acontecendo fora igreja. No meio do casamento, a noiva entrou em trabalho de parto e o padre precisou acelerar a cerimônia. A bolsa estourou e a grávida saiu carregada nos braços pelo amado direto para o hospital, onde deu à luz uma menina e um menino. O momento de grande alegria logo foi interrompido pela chegada de Marino, com a notícia de que Antônio partiu dessa para uma melhor. Petra (Debora Ozório) caiu no choro, consolada pelo irmão.
- Cúmplice do fazendeiro em inúmeros crimes, Silvério (Samir Murad) também se deu mal. O advogado, após anos de abstinência, recebeu voz de prisão no meio de uma bebedeira no bar. “Tenho que levá-lo de qualquer maneira. Ele ajudou na fuga do cliente dele e, ao que tudo indica, essa é só uma das infrações”, disse um dos policiais.
- Apenas Caio e Petra compareceram ao enterro de Antônio. “Tudo podia ter sido muito diferente se não fosse a ambição desenfreada do nosso pai”, choramingou a agrônoma. “Um homem que tinha força pra construir, destruiu. Humilhou, tirou a vida dos outros… Antônio La Selva, só tem nós dois aqui, ninguém mais veio no seu enterro. Isso mostra, minha irmã, que a gente não leva nada dessa vida”, disse o protagonista, antes de ordenar que os coveiros cimentassem a sepultura.
pois saiba caio, que só não fui no enterro do meu pai pq não me convidaram! pois eu amei antônio la selva até meu último dia #terraepaixao pic.twitter.com/0VdFl9hCd9
— ana garcia (@belluccifilms) January 20, 2024
- Os dois irmãos rejeitaram a ideia de viver na mansão da família. Petra propôs, então, usar a propriedade para criar uma clínica de atendimento para mulheres vítimas de abuso. Sucessora dos negócios do pai, a mocinha convidou Hélio (Rafael Vitti) para trabalhar com ela. “Agora eu preciso saber se você vai dizer sim para o meu pedido de casamento”, devolveu o engenheiro, ajoelhando-se para firmar o compromisso com uma aliança.
- Completamente recuperada do coma, Lucinda (Débora Falabella) recebeu alta e ganhou uma festa surpresa organizada por Anely (Tatá Werneck) ao voltar para casa nos braços de Marino. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, completou Christian (Felipe Melquiades), ganhando um beijo da mãe.
- Jonatas (Paulo Lessa) terminou a trama sem voltar a andar e mostrou-se triste com a pouca possibilidade disso acontecer. Mas Graça (Agatha Moreira) tratou de animar o maridão: “Meu amor, você sabe que dá para ter uma vida boa mesmo assim. Você está cada vez mais independente, já voltou a trabalhar nas terras do seu pai. Mas a nossa vida agora vai ter mais uma vida. Eu estou grávida”. Ele ficou emocionado com a novidade.
ESSE MOMENTO É DELESSSSS 🥹❤️🔥🙌💖🤏😭✨😍💘 #TerraEPaixão pic.twitter.com/iJi9VGTPfl
— TV Globo 📺 (@tvglobo) January 20, 2024
- Ramiro e Kelvin também tiveram um final feliz. Ainda preso, o grosseirão pediu o namorado em casamento. Ambos de branco, eles trocaram alianças no pátio da penitenciária e declararam seu amor. Teve beijão, buquê e bolo!
- Anely e Luigi (Rainer Cadete) viajaram para a Itália. Após a estreia do filme da Rainha Delícia, a ex-camgirl foi tentar emplacar uma carreira na terra do namorado. O casal de trambiqueiros, contudo, passou o maior perrengue ao ser roubado por um golpista ainda mais esperto durante um jantar.
Agatha ta acostumada aos chás e sentiu NA HORA o gosto do veneno. Ia conseguir o antídoto facilmente. Angelina nao teria chance alguma se nao fosse o Gentil. SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!! #TerraEPaixão pic.twitter.com/9SW3sAG8fH
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 20, 2024
- Um flashback inédito revelou como realmente aconteceu a morte de Agatha. A verdade é que Angelina (Inez Viana) envenenou propositalmente a melhor amiga. “O que você fez?”, perguntou a vilã, após beber o chá e começar a passar mal naquela noite. Ela ainda subiu a escada para buscar um antídoto para o veneno, mas Gentil (Flávio Bauraqui) a impediu, jogando-a lá de cima. E Irene (Gloria Pires) terminou o serviço, dando três tiros na inimiga.
Apenas Gentil e Angelina sabiam que a Agatha estava viva na cadeia. E somente eles sabem quem realmente a matou, que foram AMBOS. QUE PLOT TWIST SENSACIONAL!!! NINGUÉM NUNCA DESCOBRIRÁ. O CRIME PERFEITO!
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 20, 2024
O NOME DELE É WALCYR CARRASCO. #TerraEPaixão pic.twitter.com/x3pVBxN2Om
- No fim das contas, nenhum dos três assassinos pagou pelo crime. Irene, aliás, surgiu sob um disfarce no cemitério de Nova Primavera, colocando flores nos túmulos de Daniel (Johnny Massaro) e Antônio. Depois, o público viu a megera no maior luxo no Rio de Janeiro, recomeçando a vida com um novo marido — interpretado por Rodrigo Lombardi — e um filho adotivo, que teve o nome trocado para Daniel.
- Um show de Michel Teló encerrou a história, reunindo quase todos os personagens no bar de Luana (Valéria Borges).