Um mistério vai guiar O Cravo e a Rosa até o último capítulo: a identidade do ladrão da herança milionária de Catarina (Adriana Esteves). Um envelope com apólices do tesouro nacional, resgatadas por Batista (Luis Melo) para a filha, foi roubado misteriosamente do cofre da mansão do banqueiro durante sua festa de casamento com Marcela (Drica Moraes).
O roubo desola Catarina, que, já apaixonada por Petruchio (Eduardo Moscovis), pretendia utilizar o dinheiro para investir na fazenda do marido. O episódio triste serve para aproximar o casal, que tem sua primeira noite de amor. Mas, no dia seguinte, o fazendeiro passa a ignorar a mulher ao descobrir que ela precisava consumar o casamento, por imposição de Batista, para receber a herança.

Uma série de confusões acontece enquanto a polícia investiga o paradeiro das apólices. Petruchio também toma a frente da busca pelo ladrão, sem que Catarina saiba. Desconfiado de que Marcela seja a ladra, o roceiro começa a fingir que está apaixonado pela vilã. Ao flagrar o marido nos braços da rival, a feminista arma um escândalo e pede a separação, mesmo grávida.
Indignado com a traição, Batista também expulsa a vigarista de casa, mas ela exige uma fortuna para conceder o divórcio.
Quem roubou as apólices?
No último capítulo, durante a festa de noivado de Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Ângelo Antônio), Petruchio reúne todos e revela a Marcela suas reais intenções. Pressionada, a megera admite que tentou cometer o crime, junto com Heitor (Rodrigo Faro) e Serafim (João Vitti), mas eles ouviram um barulho e desistiram. Depois, quando conseguiram abrir o cofre, o envelope já havia sido trocado.
A essa altura, surge Lindinha (Vanessa Gerbelli), trazida algemada pela polícia. A caipira acaba atrás das grades como a principal suspeita do crime. No entanto, ela acusa Mimosa (Suely Franco) de ter sido a autora do roubo. A governanta desmaia. Ao despertar, ela revela que, de fato, roubou as apólices, mas as guardou em um álbum de fotografias, e só tomou tal atitude para proteger a herança de Catarina.

Flagrada por Lindinha, Mimosa foi chantageada pela malvada durante meses e se calou, por medo do temperamento explosivo da mulher de Petruchio. No entanto, um novo mistério se inicia: o álbum desapareceu. É então que Buscapé (Luiz Antonio) revela que pegou o objeto em busca de fotos de seus pais biológicos. O menino entrega o álbum para Catarina, que enfim recupera suas apólices.
Discussão sobre este post