Nos próximos capítulos de “O Cravo e a Rosa”, a sorte vai soprar a favor de Candoca (Miriam Freeland): a moça descobre ser herdeira de uma verdadeira fortuna e logo verá dois bonitões se arrastando aos seus pés: o problema é que eles serão os interesseiros Heitor (Rodrigo Faro) e Serafim (João Vitti), interessados em abocanhar sua herança.
O jornalista, aliás, descobrirá que Candoca está rica antes mesmo dela. Um advogado o procura exigindo que ele deixe o espaço ocupado pela redação de sua revista feminina. O motivo é que o safado está com incontáveis aluguéis atrasados. A ordem de despejo virá pelo fato de o dono do terreno ter morrido, e todos seus pertences devem ser transferidos para a viúva e a filha.
O morto em questão é ninguém menos do que o pai de Candoca, que abandonou a família quando a filha era criança e, desde então, acumulou uma série de bens. Na sequência, Heitor, que é primo da herdeira, recebe o comunicado da herança pelo advogado, já que é o parente homem mais próximo de Candoca – como era de praxe na legislação brasileira nos anos 1920.

Cara-de-pau, o mau-caráter corre para dar a botícia às parentes, e mostra-se surrependentemente muito carinhoso com Candoca. A assinatura do termo de posse da herança milionária acontece na sede da revista de Serafim, e ele e Heitor chegam a brigar para decidir quem fica mais perto da mais nova ricaça.
A partir daí, a mocinha não terá mais paz: os dois passarão a persegui-la feito carrapatos, enviando-lhe presentes, buquês de flores e convites para passeios. Os interesseiros chegam mesmo a se engalfinhar para tentar levá-la como acompanhante à festa de casamento de Batista (Luis Melo) e Marcela (Drica Moraes).
“Eu vim convidar a Candoca para o casamento do doutor Batista”, dirá Heitor. “Eu também vim. Espero que não pensem que estou forçando a situação, mas acredito que farei melhor companhia a Candoca”, retrucará Serafim.
Final da história
No final da trama, Candoca, farta dos dois parasitas, resolve inventar que perdeu todo seu dinheiro. Para sustentar a farsa, ela chega a abandonar a mansão para onde terá se mudado. Os dois, então, a abandonam, e a mocinha termina feliz nos braços de seu grande amor, Celso (Murilo Rosa), que afirma não se importar se ela está rica ou pobre.
Já Serafim se dá bem, já que conquista Dalva (Bia Nunnes). Heitor termina a novela aplicando golpes em desavisados com sua mais nova amante e comparsa: a vigarista Marcela.
Discussão sobre este post