A reprise de Chocolate com Pimenta entrou em sua 16ª semana no ar, já tendo exibido um total de 71 capítulos originais. A trama de Walcyr Carrasco vem sofrendo poucos cortes, a exemplo de sua antecessora, O Cravo e a Rosa. Se nada mudar, o folhetim deve ser reapresentado praticamente na íntegra, chegando ao fim em meados do mês de julho.
A novela anterior na faixa também encerrou praticamente sem edição, o que deve fazer com que Chocolate com Pimenta siga o mesmo destino e ultrapasse os 200 capítulos em sua quarta exibição na TV aberta. Até agora, sua audiência está praticamente no mesmo patamar conquistado pela história de Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis).
Ainda falta bastante chão pela frente, mas já podemos especular quais as possíveis alternativas para substituir o enredo de Ana Francisca (Mariana Ximenes) nas tardes da Globo. Confira as apostas e vote na sua favorita:

Alma Gêmea (2005)
A bem-sucedida dobradinha de novelas de época de Walcyr Carrasco na sessão pode encorajar a Globo a manter a aposta e reexibir outra produção do mesmo estilo: Alma Gêmea, que foi um estrondoso sucesso no horário das 18h. Recentemente encerrada no Viva, a comédia romântica foi reprisada pela última vez na TV aberta entre 2009 e 2010, e também anotou bons índices de audiência.
Com um viés espiritualista, enfocando o romance de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin), a novela de época também é recheada de núcleos bem-humorados, como o sítio dos caipiras Mirna (Fernanda Souza) e Crispim (Emilio Orciollo Netto). Talvez a escolha pela produção possa gerar críticas, por ser uma trama com características semelhantes às anteriores, mas dificilmente este clássico afugentaria o público.

Cheias de Charme (2012)
A saga de Rosário, Cida e Penha (Leandra Leal, Isabelle Drummond e Taís Araújo) deixou saudades. Sua última exibição foi em 2016, no Vale a Pena Ver de Novo, garantindo um excelente resultado. Há algum tempo, é cogitada a hipótese de uma nova transmissão da divertida novela musical — ela foi ventilada como possível título no horário das 19h durante a fase mais aguda da pandemia, por exemplo.
Com os boatos cada vez mais fortes de que a história das Empreguetes pode ganhar uma continuação em versão para o cinema, não seria má ideia garantir uma nova exibição de Cheias de Charme nas tardes da emissora, como forma de aquecer o coração dos fãs enquanto o filme não sai do papel.

Cabocla (2004)
Já foi especulado que o remake de Benedito Ruy Barbosa poderia dar as caras na faixa chamada de Edição Especial, que busca resgatar produções leves e românticas. A novela, que por acaso foi originalmente a substituta de Chocolate com Pimenta, é daqueles folhetins com cheirinho de café da tarde. A trama é permeada pelas paixões proibidas de Zuca (Vanessa Giácomo) e Luis Jerônimo (Daniel de Oliveira) e Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello)?
Vale lembrar que o fenômeno de Pantanal no horário nobre no ano passado parece ter valorizado o legado do autor na Globo — prova disso é a inesperada nova reexibição de O Rei do Gado. A última passagem de Cabocla na tela da líder de audiência foi em 2008.

Mulheres de Areia (1993)
Ivani Ribeiro é sempre uma ótima pedida. Este clássico assinado pela saudosa novelista é garantia de sucesso em todas as suas exibições, e sua última reapresentação se deu em 2012. Curiosamente, foi a antecessora de Chocolate com Pimenta no Vale a Pena Ver de Novo.
Rever a saga das irmãs gêmeas de temperamentos opostos, a doce Ruth e a perversa Raquel, interpretadas magistralmente por Glória Pires, pode ser um prato cheio para manter em alta a audiência do horário da tarde.

A Viagem (1994)
Quando falamos em clássico de Ivani Ribeiro, evidentemente não podemos esquecer de A Viagem. A emocionante novela inspirada na doutrina espírita kardecista que imortalizou o ator Guilherme Fontes no papel do vilão Alexandre Toledo, um espírito atormentado e com sede de vingança, também é garantia de êxito onde quer que passe.
Como sua última reprise na TV aberta foi no já distante ano de 2006 — e ironicamente, também antecedeu Chocolate com Pimenta em sua primeira reprise no Vale a Pena Ver de Novo —, seria uma excelente oportunidade para o público matar as saudades da história de amor de Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes).

Paraíso (2009)
Outra romântica história de Benedito Ruy Barbosa que não faria feio nas tardes da Globo é o remake de Paraíso, que traz o romance proibido do “filho do diabo” Zeca (Eriberto Leão) com a “santinha” Maria Rita (Nathalia Dill). A paixão arrebatadora do casal protagonista é dificultada em razão das lendas religiosas que cercam a cidadezinha do interior do país.
Apesar de ter registrado uma ótima audiência para o horário das 18h em 2009, quando a faixa vinha enfrentando uma crise nesse sentido, Paraíso, curiosamente, nunca foi reexibida nem na TV aberta, no Viva e tampouco está disponível para os assinantes do Globoplay.
Discussão sobre este post