O ano de 2020 foi muito diferente para os noveleiros: pela primeira vez na história, a Globo simplesmente deixou de exibir suas novelas inéditas, em razão da pandemia de covid-19. Há dez meses, acompanhamos reprises em todas as faixas da emissora.
O clima saudosista aumentou com o engajamento do Canal Viva e com o sucesso da plataforma de streaming Globoplay, que a cada 15 dias disponibiliza na íntegra um grande sucesso do passado – até então, apenas tramas de 2010 em diante podiam ser assistidas pelos assinantes.
De olho nisso, confira tudo o que já sabemos sobre o ano de 2021 no mundo da dramaturgia, que promete ser um renascimento das novelas inéditas, com muitas surpresas.
Novelas inéditas
A Globo está mesmo decidida a retomar sua dramaturgia diária inédita após o encerramento das reprises de “Flor do Caribe”, “Haja Coração” e “A Força do Querer”. Segundo o que foi divulgado pela emissora, dia 22 de fevereiro estreia “Nos Tempos do Imperador” no horário das 18h – a novela teve chamadas anunciadas no ano passado e deveria ter substituído “Éramos Seis”.
Inspirada na vida de Dom Pedro II (Selton Mello), a trama servirá como uma espécie de continuação de “Novo Mundo”, e deverá ser o primeiro título inédito do ano. Antes disso, ainda no mês de janeiro, a Globo planeja exibir um compacto da primeira fase de “Amor de Mãe”, junto aos capítulos de “A Força do Querer”, para que o público refresque a memória acerca da história de Manuela Dias, interrompida pela metade.
Com o desfecho da trama de Bibi Perigosa (Juliana Paes), o público poderá conferir os 23 capítulos finais de “Amor de Mãe”, inteiramente gravada e encerrada durante a pandemia. Nos momentos finais, espera-se o aguardado reencontro entre Lurdes (Regina Casé) e o filho Domênico (Chay Suede). Em abril, a Globo deverá levar ao ar a novela inédita “Um Lugar ao Sol”, estreia da autora Lícia Manzo no horário das 21h.
A trama terá dois irmãos gêmeos, um pobre e outro rico, separados na maternidade, no centro da narrativa. Protagonizada por Cauã Reymond, Andreia Horta e Alinne Moraes, a substituta de “Amor de Mãe” já está sendo gravada.
Já “Haja Coração” será substituída pela novela das 19h interrompida “Salve-se Quem Puder”, também recentemente finalizada nos Estúdios Globo. A história de Daniel Ortiz contará com mais 53 capítulos inéditos, e promete surpreender com finais alternativos para as mocinhas Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada) – ambas são disputadas por dois galãs na novela.
Na sequência, a estreia do autor Mauro Wilson: “Quanto Mais Vida, Melhor” será uma comédia de costumes com quatro protagonistas (Giovanna Antonelli, Mateus Solano, Valentina Herszage e Vladimir Brichta) que morrem no início da história, mas chegam ao céu e ganham a chance de viverem mais um ano para corrigirem seus erros. Porém, ao final desta passagem de tempo, um dos quatro morrerá definitivamente.
Para o segundo semestre do ano, a Globo programa a novela de época “Além da Ilusão” na faixa das 18h. A trama marcará a estreia de Larissa Manoela como atriz na emissora, dando vida à protagonista. No horário das 19h, “Cara & Coragem”, de Cláudia Souto. E na faixa das 21h, o aguardado remake do clássico “Pantanal”, de Benedito Ruy Barbosa, que já conta com os atores Marcos Palmeira e Antônio Fagundes confirmados como Zé Leôncio e Velho do Rio, respectivamente (na primeira versão, ambos os personagens eram defendidos por Cláudio Marzo).
Reprises
A única faixa que seguirá com repeteco será a de “Malhação”. No dia 25 de janeiro, com o fim da reexibição de “Viva a Diferença”, a Globo dará início à reprise de outra temporada de sucesso da novelinha juvenil: “Sonhos” (2014), que arrebatou o público com o casal Pedro (Rafael Vitti) e Karina (Isabella Santoni).
Já o “Vale a Pena Ver de Novo” deverá oficializar a substituta de “Laços de Família”, que se encontra em sua metade, pelos próximos dias. Especulações na internet insinuam que a próxima trama do horário vespertino global poderá ser a rocambolesca “Salve Jorge” (2012), novela que sofreu muitas críticas em sua primeira exibição, mas que se tornou queridinha nas redes sociais.
Segunda temporada de ‘Verdades Secretas’
Sucesso de 2015, “Verdades Secretas” terá sua segunda temporada filmada no início deste ano. Segundo o já apurado, Angel (Camila Queiroz) se apaixonará por um detetive (Rômulo Estrela) encarregado de investigar o assassinato de Alex (Rodrigo Lombardi). A continuação da história apresentará uma narrativa mais policial, com direito a muitas cenas ousadas e eróticas. Seus 50 episódios serão disponibilizados para os assinantes do Globoplay. A emissora pretende exibir uma versão mais light da supersérie em sua faixa das 23h no segundo semestre, editando algumas sequências mais pesadas.
Canal Viva
O Canal Viva, agora com quatro faixas de reprise, já sua programação do ano praticamente definida. O horário das 23h, atualmente ocupado por “Mulheres Apaixonadas”, dará lugar a “Da Cor do Pecado” em abril. Na sequência, deve entrar uma reexibição de “Alma Gêmea”.
No horário das 15h30, que tem “A Viagem” em cartaz, “Cara & Coroa” ganhará sua primeira reprise a partir de junho. Já a faixa das 13h30 terá “O Salvador da Pátria” na sequência de “Sassaricando”. Depois, será a vez de “Locomotivas”.
O mais novo horário da emissora, 12h30, ocupado por “Era Uma Vez…”, terá pela frente “Sonho Meu” e “O Beijo do Vampiro”. Também especula-se as temporadas de 1996 e 2009 de “Malhação” para este ano. Em se tratando do Viva, entretanto, tudo pode mudar na última hora.
Globo Play
A primeira novela de 2021 a ser adicionada no catálogo de streaming será “Chocolate com Pimenta”, recém-encerrada no Viva. Os assinantes, contudo, devem aguardar novidades surpreendentes no ano, como a primeira versão de “Pecado Capital”, exibida em 1975, e “O Bem-Amado”, com Paulo Gracindo e Lima Duarte nos papéis dos inesquecíveis Odorico Paraguaçu e Zeca Diabo.
Discussão sobre este post