Em Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) revela a Antônio (Tony Ramos) o passo a passo de como forjou sua morte no passado. Ela explica que foi sedada antes de ser colocada no caixão, tendo sido Evandro (Rafael Cardoso) quem a resgatou do túmulo após o enterro. Sendo honesta ou não, a ex-presidiária conta ainda que passou maus bocados nas mãos do amante, chegando até a viver como moradora de rua.
Agatha revira as lembranças do passado no capítulo desta terça (29), quando Antônio a procura na pousada exigindo respostas para suas perguntas. Ela explica que calculou o plano em detalhes, pois o marido poderia realmente matá-la se algo desse errado. Para começar, teve que convencê-lo de que corria riscos na gravidez de Caio (Cauã Reymond). Um flashback inédito mostra ao público como tudo aconteceu.
Emocionado, Antônio toca o rosto da ex-mulher e confessa que “um pedaço dele foi enterrado junto com ela no caixão”. “Eu não sabia que tinha feito tão mal a você, a ponto de dizer que se sentia como minha prisioneira”, afirma o fazendeiro.
Em seguida, Agatha relata que Evandro era de uma família muito rica no Rio de Janeiro, e que os dois viveram juntos por quase dez anos, até o médico começar a apresentar outro comportamento: “Foi aí que percebi que eu não o amava, que o que a gente teve… Tinha sido apenas uma atração física”.
Antônio pergunta por que a ex não voltou para Nova Primavera e se assusta com a resposta. “Eu não tinha dinheiro, não tinha recursos… E eu ainda temia pela minha vida se te encontrasse. Fugida, eu vivi nas ruas, sem nada, na miséria…”, conta Agatha, antes de narrar como foi parar na cadeia. Jurando inocência, ela revela que Evandro morreu durante uma briga e aponta quem o assassinou:
O pai de Caio engole toda a história. Afundado em remorso, ele avisa que colocará Ramiro (Amaury Lorenzo) para cuidar da segurança da primeira esposa e ainda decide lhe pagar uma boa mesada. Quando o fazendeiro vira as costas, Agatha comemora por tê-lo em suas mãos tão facilmente.
Capítulos depois, as verdadeiras intenções da forasteira finalmente ficam esclarecidas para o público. A rival de Irene (Gloria Pires) mostra sua verdadeira face ao conversar com um comparsa por telefone: “Do Antônio eu só quero uma coisa: o dinheiro! Depois que eu conseguir depenar todo mundo nessa cidade, vou embora”.