Nos próximos capítulos de “Além da Ilusão”, padre Tenório (Jayme Matarazzo) vai assumir que corresponde ao amor de Olívia (Débora Ozório) e decidirá abandonar a batina para ficar com a jovem. Em conversa com a amada, o rapaz confessará que não conversa com a própria mãe devido à sua decisão em entrar para o seminário.
“Minha mãe jurou que não falaria mais comigo, se eu me ordenasse padre. Eu sou filho único, Olívia. Dona Lisiê queria que eu me tornasse médico, me casasse com uma boa moça e enchesse a casa de netos”, dirá o pároco.
Será então que ele explicará como entrou para a Igreja. “Eu estudei num internato de padres. Desde pequeno era fascinado pela Bíblia, com seus personagens tão humanos e toda a bondade do Cristo. Depois passei a acompanhar minha madrinha, que toda semana distribuía roupas, remédios e comida pra população mais pobre”, continuará Tenório.
A essa altura da trama, os dois estarão ajudando a prima do padre, Mércia (Vitoria Fallavena), e o marido dela, Natan (Luan Borges), a escaparem da polícia. Os dois estarão foragidos por terem imprimido panfletos incentivando trabalhadores operários a realizarem uma greve.
Mais tarde, Tenório assumirá que ama Olívia e abandonará a batina para ficar com ela. O romance, contudo, não será fácil, pois enfrentará perseguição de religiosos. Conservadores protestarão contra a jovem e jogarão uma pedra com bilhete em sua casa, chamando-a de meretriz.
Já o ex-padre também enfrentará resistência à sua decisão. As mães das crianças da creche da vila exigirão que o rapaz saia de lá.
“Com esse sujeito não deixo meu filho! Onde já se viu um homem de Deus, chafurdando na lama da indecência, tomando conta do meu menino!”, falará uma delas.
Sem outra alternativa, Tenório terá que deixar a instituição de ensino e passará a dormir na sala do cinema. Ele recomeçará a vida com a ajuda de Heloísa (Paloma Duarte), que lhe oferecerá um emprego.
Discussão sobre este post