A estreia de Mania de Você gerou grande desconforto na Globo, com trocas de acusações entre as equipes de direção artística e planejamento.
A baixa audiência do primeiro capítulo, exibido nesta segunda (9), desencadeou uma reunião emergencial para tentar entender o que deu errado, e as críticas não tardaram a surgir, se estendendo até em grupos de WhatsApp. A informação é da colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias.
Entre os pontos discutidos, um dos principais foi o erro estratégico de colocar Renascer logo após Terra e Paixão (2023), duas novelas com temáticas e ambientações semelhantes. Alguns acreditam que isso provocou uma fuga do público, que agora está difícil de reconquistar.
Outro fator mencionado foi o excesso de capítulos da novela protagonizada por Marcos Palmeira — que, com 197 episódios, teria se alongado demais sem um enredo suficientemente forte para sustentar a trama por tanto tempo.
A equipe artística culpou a programação por não ter encerrado Renascer antes, enquanto a área de programação apontou o dedo para o departamento artístico, que demorou a aprovar uma nova sinopse. No entanto, ficou claro que as decisões foram tomadas em conjunto, sem um único responsável.
Mania de Você cravou 23 pontos na Grande São Paulo, consolidando-se como o pior desempenho de uma estreia na faixa das nove. Antes, o recorde negativo havia sido registrado no lançamento de Terra e Paixão, que anotou 24,8 pontos. Renascer começou com 25,9.
Segundo a mesma fonte, o primeiro capítulo da nova novela de João Emanuel Carneiro sofreu intervenção direta de Amauri Soares, chefão da emissora, que mandou reeditar o material gravado, sob o pretexto de que cenas violentas afastam o público.
A sequência do assassinato do personagem de Fábio Assunção, por exemplo, seria mais extensa e apavorante, mostrando seu despertar dentro da geladeira do necrotério e finalmente sua morte. A tentativa de estupro de Viola (Gabz) também foi suavizada no corte final.
Essa política de cortes continuará ao longo da primeira semana. A equipe do diretor artístico Carlos Araújo já está revisando os próximos capítulos.
Veja também | Bella Campos ganha disputa contra outras atrizes e viverá vilã de Vale Tudo
Resumo dos próximos capítulos
Quinta, 10/10
Capítulo 28 — Mavi descobre que Luma já sabe que ele é o dono do resort. Rudá pede a Luma que considere a possibilidade de Viola não ser cúmplice de Mavi. Luma não cede à chantagem de Mavi. Bruna atualiza Diana sobre o namoro com Tomás.
Para contratar Mércia como sua governanta, Mavi exige que a mãe convença Luma a aceitar sua proposta e que peça perdão a Viola. Mércia pede desculpas a Viola. Luma chega à casa de Viola e se depara com Mavi e Mércia.
Sexta, 11/10
Capítulo 29 — Luma não conta a verdade sobre Mavi para Viola. Mércia tenta convencer Luma a não aceitar a proposta de Mavi. Viola estranha a mudança de opinião de Mavi sobre Luma. Luma aceita o dinheiro de Mavi, deixando claro que ainda deseja se vingar do rapaz.
Rudá critica Luma por ter feito um pacto com Mavi e reage quando ela afirma que Viola é a cúmplice do empresário. Moema não acredita que Luma tenha feito o pacto com Mavi em favor de Rudá, e incentiva o neto a procurar por Viola. Rudá confronta Viola e afirma saber que ela e Mavi são sócios no resort.
Sábado, 12/10
Capítulo 30 — Viola não acredita nas acusações de Rudá contra Mavi. Viola fica sabendo por Robson que o dono do resort mora na cobertura do hotel. Rudá conta a Luma que entregou Mavi para Viola. Leidi incentiva Sirlei a seduzir Berta, pensando no dinheiro da sogra de Ísis.
Rudá sente por estar mentindo para Filipa. Viola esconde o celular de Mavi, e observa a cobertura do hotel acender depois que o namorado sai em busca do aparelho. Mavi fica desesperado ao saber por Luma que Rudá contou a Viola que ele é o dono do Albacoa. Viola aborda Mavi no hotel e diz que que deseja conhecer a cobertura do namorado.