Lindinha (Vanessa Gerbelli) foi finalmente desmascarada em O Cravo e a Rosa. Após passar a novela inteira aprontando para cima de Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves) — tendo inclusive estragado os queijos da fazenda para arruinar o casamento dos protagonistas —, a jovem de caráter duvidoso se estrepou ao ser delatada por Januário (Taumaturgo Ferreira).
No meio de uma confusão, na qual Lindinha acusava o patrão de assédio, o filho de Joaquim (Carlos Vereza) chegou com sua língua de chicote e contou tudo o que a roceira aprontou, algumas vezes com a ajuda dele. Com isso, a roceira pegou suas tralhas e foi embora da fazenda com algum dinheiro no bolso. Nas cenas seguintes, sem ter para onde ir, ela se enfia em um convento e se torna chave de um mistério.
Para Januário, a noviça diz que decidiu se entocar no local e fazer um voto de silêncio para não ter mais que conviver com os homens. Mas Heitor (Rodrigo Faro) e Serafim (João Vitti) não caem no papo. Interessados em saber o paradeiro das apólices de Catarina, os dois cafajestes passam a perseguir a moça na porta da igreja. Ela, porém, se agarra ao padre para não ter que abrir o bico.
Criando problemas para as freiras, Lindinha acaba sendo expulsa do convento. Isso acontece após Petruchio, que também quer saber onde foi parar a herança da esposa, abordá-la para arrancar a informação. Eles são surpreendidos por Catarina, que acredita que está sendo traída, e arma o maior barraco. Mais uma vez desamparada, a sobrinha de Calixto (Pedro Paulo Rangel) passa a viver na casa de Kiki (Rejane Arruda).
A francesa ensina bons modos à camponesa, que se transforma em uma dama, com novas roupas, joias e maquiagem. Entretanto, Lindinha acaba indo parar na cadeia, sob suspeita de ter roubado as apólices. No noivado de Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Ângelo Antônio), já no capítulo final, a moça é obrigada a confessar que sempre soube quem roubou a herança de Catarina. Ela inclusive chantageou a pessoa, mesmo sabendo de suas boas intenções.
Mimosa (Suely Franco), que terá pegado as apólices para escondê-las de Marcela (Drica Moraes), ficou sem um vintém por causa das ameaças. Todos ficam chocados. Januário, que sempre foi apaixonado pela moça, é o único que a defende. No fim, ele exige que ela implore por um beijo e a perdoa. Assim, Lindinha termina a história como uma dama cheia de prestígio, uma vez que o “barbicha de bode” terá se candidatado para um cargo político.
Discussão sobre este post