Ernesto (Eucir de Souza) será o próximo a morrer em Terra e Paixão. Nesta quarta (13), ao tentar fugir de Nova Primavera, temendo ir para a cadeia novamente, ele se torna vítima de um atentado quando liga seu carro, que explode instantaneamente. Sua companheira, Dalva (Patrícia Pinho), fica ferida, sofre ameaças no hospital e também acaba morta.
Sidney (Paulo Roque) é quem prepara a sabotagem no carro do mecânico. Depois, ele liga para alguém para avisar que o serviço sujo já foi feito.
Na calada da noite, o casal arruma tudo para a fuga. Antes da partida, Dalva lembra que precisa pegar os documentos. Ela sai e Ernesto liga o veículo, causando uma explosão cinematográfica. A mulher é jogada longe, caindo desmaiada.
“O que se sabe é que explodiram o carro em que o Ernesto e a Dalva iam fugir. O Ernesto morreu”, diz Marino (Leandro Lima) a Antônio (Tony Ramos).
“Morreu? Então, agora não temos como descobrir quem é o culpado pela morte do Daniel [Johnny Massaro]!”, se revolta o fazendeiro. O delegado, então, conta que Dalva sobreviveu.
Nas cenas seguintes, logo após acordar do coma, a personagem de Patrícia Pinho é surpreendida pela visita de Sidney, disfarçado de enfermeiro: “É melhor ficar quieta. Nada de chamar a atenção. Eu não vou te matar… Mas, pra isso, você vai ter que fazer o que eu mandar, entendeu bem?”.
Mais tarde, a viúva é interrogada por Marino e Caio (Cauã Reymond) no hospital, e relutantemente acusa Jonatas (Paulo Lessa) como o responsável pelo atentado que matou Daniel. O protagonista fica incrédulo ao saber que o irmão é quem está por trás do crime.
No entanto, assim como o marido, Dalva também é morta em queima de arquivo nos capítulos da semana que vem. O cadáver é encontrado após a mulher fugir do hospital, intensificando o mistério da novela das 21h. Quem é o verdadeiro mandante dos assassinatos?
Quarta, 13/9
Caio sonha com Jurecê dizendo que ele e Aline correm perigo. Gladys alerta Graça sobre Marino não chegar perto da filha. Jurecê alerta Caio sobre as dificuldades que ele e Aline enfrentarão. Sidney mexe no carro de Ernesto a mando de alguém.
O carro de Ernesto explode com ele dentro, e Dalva fica ferida. Gladys consegue um emprego de carregador para Andrade na transportadora de Mara. Vinícius avisa a Irene que Aline autorizou a primeira fase da pesquisa nas terras. Há uma passagem de tempo. A gravidez de Graça está avançada, e ela sente contrações. Marino participa do nascimento de seu filho.