A verdade sobre a falsa gravidez de Cristina (Flávia Alessandra) começa a vir à tona em Alma Gêmea. Eduardo (Ângelo Antônio), desconfiado das intenções da vilã, decide investigar o que realmente aconteceu e acaba descobrindo que Dalila (Fernanda Machado) se passou por ela na clínica.
Após ser informado por um médico de que Cristina nunca esteve grávida, Eduardo se questiona como o exame de sangue dela, realizado na presença de Rafael (Eduardo Moscovis), deu positivo. Ele logo descobre que a malvada fez dois testes em São Paulo no mesmo dia: um com resultado positivo e outro negativo.
Desconfiado, Eduardo pede ajuda a Ciro (Michel Bercovitch) para esclarecer a situação. O investigador levanta a hipótese de outra mulher realmente grávida ter realizado o exame no lugar de Cristina, usando documentos falsos. “Se ela fez isso e continua enchendo a cabeça do Rafael de culpa, ela é um monstro”, afirma o marido de Alexandra (Nívea Stelmann).
Com essa pista, os dois decidem visitar o laboratório onde o resultado positivo foi registrado. Eles mencionam o nome de Cristina, e a atendente rapidamente se lembra dela. Ela descreve que uma mulher morena, acompanhada de sua mãe e já com uma barriga visível, foi quem fez o exame. Quando questionada sobre os documentos, a funcionária admite que não prestou muita atenção nisso.
“A coitadinha tava grávida, o noivo exigindo provas, fiquei com pena. Por que tem algo errado?”, diz a atendente, que caiu na história criada por Débora (Ana Lúcia Torre) na ocasião.
Cada vez mais convicto de que Cristina nunca esteve grávida, Eduardo volta para Roseiral e começa a revisar as fichas de todas as pacientes grávidas que atendeu nos últimos meses. Nisso, ele lembra-se de uma jovem morena que trabalhava na floricultura, e logo conclui: “É a Dalila!”.
Mais tarde, Roberval (Rodrigo Phavanello) também descobre que a esposa está envolvida na tramoia após ouvir uma conversa suspeita entre ela e Raul (Luigi Baricelli). Desconfiado, ele exige uma explicação, e Dalila acaba confessando tudo. Ela revela que, enfrentando dificuldades financeiras, aceitou a oferta de Débora para realizar o exame de gravidez no lugar de Cristina, recebendo uma quantia em dinheiro em troca.
Roberval, indignado, exige que Dalila devolva o dinheiro que recebeu e a pressiona a confessar toda a verdade a Rafael: “Vai contar tudo!”. Ele deixa claro que, se ela não fizer isso, ele próprio revelará a história.
No entanto, Cristina consegue calar Dalila, ameaçando denunciá-la por falsidade ideológica. A víbora também arma uma cilada para descredibilizar Eduardo antes que ele conte tudo para Rafael. Mentindo que não está se sentindo bem, ela manda chamar o médico à mansão e o agarra à força.
Após beijá-lo, Cristina começa a gritar, como se estivesse sendo assediada, ganhando tempo até que o marido chegue para flagrar a cena comprometedora. O botânico acredita na farsa e rompe relações com o amigo.
A essa altura, outros personagens já sabem que a malvada mentiu sobre a gravidez, inclusive Serena (Priscila Fantin). É justamente a mocinha quem desembucha tudo na cara de Rafael. Ele confirma a história com Dalila e se desculpa com Eduardo. Depois, o protagonista acerta as contas com Cristina, exigindo que ela vá embora de sua casa.
Veja também | Em Família é Tudo, Electra ganha briga e corta rosto de Jéssica com caco de vidro