Terra e Paixão já tem solução para um de seus maiores mistérios: Hélio (Rafael Vitti) é o filho secreto de Agatha (Eliane Giardini) — fruto de sua relação com Evandro (Rafael Cardoso).
O público descobre no capítulo do dia 23 que os dois sempre tiveram mancomunados no plano para meter a mão na fortuna de Antônio (Tony Ramos). Cada um com uma missão. Enquanto a megera se atira nos braços do fazendeiro, o arquiteto deve conquistar Petra (Debora Ozório) e se tornar o sucessor nos negócios da família La Selva.
Porém, no momento da revelação, Hélio já se mostra arrependido de entrar nesse jogo, pois se apaixonou de verdade pela agrônoma e, portanto, não quer mais enganá-la. A essa altura, Petra terá se internado em uma clínica por vontade própria, o que aumenta a angústia do rapaz.
Hélio até visita a amada, disposto a contar toda a verdade, mas perde a coragem na hora. Ele volta para a pousada ainda mais atormentado. Agatha pouco se importa com os sentimentos do filho, criticando seu surto de sinceridade.
Ao mesmo tempo, Caio (Cauã Reymond) começa a desconfiar que a mãe não é a flor de candura que ele pensava ser. É justamente a descoberta de que a forasteira esconde a existência de um terceiro filho que deixa suas orelhas em pé. O produtor rural fica sabendo disso pela boca de Irene (Gloria Pires), que revela ainda que a rival vem recebendo uma mesada de Antônio.
Ressabiado, o protagonista conversa com Jonatas (Paulo Lessa) sobre tudo isso e coloca o caráter da mãe deles em cheque. Mais tarde, Hélio ouve uma conversa entre Caio e Ademir (Charles Fricks), na qual o mocinho mostra-se determinado a ir atrás do paradeiro do irmão desconhecido.
VEJA: Fim de farsa e mais três reviravoltas que vêm aí em Terra e Paixão